Estratégia e DecisãoResearch Group
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ABOUT

Decision Making
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Jardim Botânico, Curitiba - PR, 80210-170
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Decision Making

O grupo de pesquisa Estratégia e Processo Decisório (GEPD) foi criado em 2011 no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR (PPGADM-UFPR). Com base na concepção de que as decisões constituem um elemento essencial no processo de gestão estratégica das organizações, formamos este grupo com o objetivo de compreender os processos decisórios em organizações, de que forma influenciam e são influenciados pelas estratégias organizacionais. Desta forma, a partir de pesquisas que têm como objetivo central ampliar a compreensão do processo decisório, pretendemos contribuir para que indivíduos e organizações tomem decisões de modo mais efetivo, pautados por uma conduta ética. Nossas pesquisas em estratégia e processo decisório contemplam os níveis individual, organizacional e/ou ambiental de análise. De acordo com o objetivo de cada investigação, aplicamos métodos quantitativos e/ou qualitativos de pesquisa.

Nos reunimos regularmente para (1) discutir pesquisas recentes e idéias sobre os temas estratégia e processo decisório; (2) desenvolver projetos de pesquisa de forma colaborativa; (3) compartilhar os resultados das nossas pesquisas. As pesquisas e discussões geradas no grupo se materializam nas teses, dissertações e artigos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais, que estão listados no site.

Os temas centrais que estamos pesquisando são:

- Processo Decisório de Demissão

- Processo Decisório Estratégico

- Deciding: o processo decisório como uma prática social

- Misconduct nos processos decisórios

- O Fenômeno do Risco no Processo Estratégico

- Processo Decisório de Internacionalização

- Lógicas Institucionais em Organizações Híbridas

- Contribuições da Filosofia do Processo em Estudos Organizacionais e de Estratégia

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RESEARCH

RESEARCH TEAM

Gustavo Abib

Associate Professor

Natália Rese

ASSOCIATE PROFESSOR

Germano Glufke Reis

ASSOCIATE PROFESSOR

Karina De Déa Roglio

ASSOCIATE PROFESSOR

Queila Regina Souza Matitz

ASSOCIATE PROFESSOR

RESEARCH PROJECTS

O Fenômeno do Risco no Processo Estratégico

Gustavo Abib

Este projeto busca por ampliar a compreensão da ambiguidade e da complexidade do processo de alinhamento pesquisando a dimensão social (atores, relacionamentos, práxis, estrutura e contexto) e como esta pode contribuir para complementar os atuais resultados estratégicos.

Crises e escândalos financeiros nos últimos anos têm chamado a atenção de organizações, pesquisadores e gestores sobre a necessidade de maior estudo e rigor na gestão do risco no mundo corporativo (FRIGO, ANDERSON, 2011). Frigo (2009) aponta que, apesar do tema não ser uma novidade nas organizações, a prática da gestão do risco tem sido, historicamente, tratada de forma isolada. O autor advoga pela integração do risco no processo de formação da estratégia. Convergente com a ideia, Courtney, Kirkland e Viguirie (1997) destacam a necessidade de maior inserção de questões relacionadas ao risco na estratégia organizacional: para os autores, pode ser temerário adotar abordagens tradicionais do planejamento estratégico sob condições de incertezas. Em recente revisão literária sobre a intersecção entre risco e processo decisório estratégico, Bromiley e Rau (2010) identificam três ramos principais: i) estudos que investigam as relações entre o paradoxo risco-retorno na organização (BOWMAN, 1980; BETTIS, HALL, 1982; PARK, 2007); ii) pesquisas que examinam a percepção ou propensão ao risco de gestores e executivos seniors, com análises na dimensão individual (MACCRIMMON, WEHRUNG (1985, 1990); SITKIN, PABLO, 1992); e iii) análise da influência do risco em decisões corporativas. Enquadram-se neste ramo estudos sobre o risco em alianças estratégicas (DAS, TENG, 2001), no desenvolvimento de novos produtos (KEIZER, HALMAN, 2007) e na internacionalização de empresas (MILLER, 1992; BROUTHERS, 1995; LIESCH, WELCH, BUCKLEY, 2011), dentre outros temas. Este projeto aborda intersecções de três campos teóricos da literatura organizacional, a saber: i) risco, com ênfase sobre a gestão do risco organizacional; ii) estratégia, especificamente sobre o processo estratégico; e iii) internacionalização, abordando os campos de Negócios Internacionais. Dessa forma, objetiva-se investigar, no nível organizacional, como o risco é interpretado e gerenciado no processo estratégico (ex. Internacionalização).

Processo Decisório Estratégico

Karina De Déa Roglio

O objetivo deste projeto é compreender o processo decisório de tomadores de decisões estratégicas. Deste objetivo geral, derivam outras pesquisas com os objetivos de: Identificar as influências de aspectos observáveis dos decisores (idade, formação, tenure...) no processo decisório. Entender as influências de características psicológicas dos decisores (valores, modelos cognitivos, elementos da personalidade...) no processo

Cadeia global de valor em transição e a demanda por novas capacidades organizacionais: pesquisa sobre os impactos da inserção da carne sem abate (carne celular) na cadeia da carne.

Germano Glufke Reis

O objetivo desta pesquisa é identificar as possíveis transformações que serão impostas à cadeia global de valor da carne, em função da introdução de uma nova tecnologia. Trata-se da carne sem abate, também chamada de carne limpa, carne celular, carne cultivada em laboratório, entre outras; uma tecnologia que, em linhas gerais, permite a produção de carne a partir da multiplicação celular em laboratório. A tecnologia tem o potencial de transformar a cadeia de carne e, principalmente, poderá minimizar danos ambientais a ela associados. Por exemplo, estima-se que serão reduzidos: emissões de gases de efeito estufa, utilização de água e energia, poluição de rios e bacias, desmatamento e a necessidade crescente por utilização de terras. Como não requer o uso maciço de antibióticos a carne celular também é menos propensa à disseminação de doenças; além disso, a carne sem abate é considerada uma alternativa promissora para lidar com a crescente demanda mundial por proteína, já que a produção tradicional de carne em larga escala tem capacidade limitada de crescimento e é altamente ineficiente; gera gastos excessivos de recursos, produz resíduos, perdas na produção, etc. Além disso, a cadeia da carne tem sofrido sérias críticas do ponto de vista de ética e bem-estar animal. Contribuições esperadas: (a) projetar as características e configuração da cadeia de valor em transição, com a introdução da carne sem abate; (b) caracterizar os mecanismos de coordenação/governança, principais atividades (estrutura input-output), principais atores e sua relação, bem como a interação com a cadeia da carne animal; (c) lançar luz sobre capacidades tecnológicas e de gestão que serão necessárias para a estruturação da nova cadeia; (d) discutir como tais transformações requerem um processo de upgrading (tecnológico, de processos, no desenvolvimento de capital humano, etc.) bem como a emergência de novas capacidades organizacionais articuladas pelos integrantes da cadeia. A identificação de capacidades necessárias para operar na cadeia em transição possibilitará uma reflexão antecipada sobre o que o Brasil precisará fazer (em termos de investir no desenvolvimento de tais capacidades) para continuar sendo um player de peso na indústria global da carne; (e) servir de base para empresas e empreendedores que visam entrar na nova cadeia; (f) demonstrar o modo como novas tecnologias implicam em reconfigurações nas cadeias de valor e, por conseguinte, acarretam novas formas de interação e coordenação dos atores que as constituem; (g) examinar como tendem a configurar-se as relações e assimetrias de poder entre os atores emergentes da nova cadeia (GVC governance); (h) lançar luz sobre a configuração do ambiente em que a produção de carne celular se insere e sobre os principais atores e instituições envolvidos e seus respectivos papéis.

Narrativas e Estratégia Organizacional

Natália Rese

As grandes perguntas de pesquisa que orientam esse projeto de pesquisa: (1) Como são construídas pelas organizações as narrativas que traduzem a estratégia organizacional em situações de estabilidade e mudança? (2) Como são construídas pelas organizações as narrativas que influenciam o sentido pretendido por elas em situações de crise? (3) Como são traduzidas nas narrativas de mídia estratégias organizacionais em contextos de mudança, estabilidade e crise organizacionais? (4) Como ocorre o consumo das narrativas pelos praticantes da estratégia?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1)

Pesquisa Processual em Estudos Organizacionais e de Estratégia: Contribuições da Filosofia do Processo

Queila Regina Souza Matitz

O objetivo geral deste projeto consiste em desenvolver ensaios voltados à exploração de potenciais aplicações de conceitos e teorias do campo da Filosofia do Processo (Process Philosophy) sob a forma de investigações teórico-empíricas nas áreas de estudo organizacionais e de estratégia. A Filosofia do Processo abrange trabalhos de diversos autores clássicos e contemporâneos e se fundamenta, em parte, em avanços recentes na área da Física, os quais apontam para a substituição da visão estática de mundo pela visão de mundo associada às noções de energia, movimento e dinâmica. Espera-se que os resultados deste projeto contribuam para o desenvolvimento de pesquisas teórico-empíricas voltadas ao entendimento de fenômenos centrais ao estudo de organizações e da estratégia empresarial, dentre esses: processos de internacionalização, processos de institucionalização, processos de mudança, processos de decisão, processos de inovação, etc.
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PUBLICATIONS

PUBLICATIONS LIST
01 Jan 2015

  Mentalidade global e a atuação em mercados internacionais: as empresas brasileiras estão preparadas?

In: Claudia Moura; Maria Aparecida Ferrari. (Org.). Comunicação,Interculturalidade e Organizações: Faces e Dimensões da Contemporaneidade. 1ed.Porto Alegre: Editora PUC RS, 2015, v. 1, p. 171-192.

Book Chapters REIS, Germano Glufke; PINTO, C.

  Mentalidade global e a atuação em mercados internacionais: as empresas brasileiras estão preparadas?

REIS, Germano Glufke; PINTO, C.
Book Chapters
About The Publication
Assuntos:Comunicação organizacional, Comunicação Intercultural, Comunicação na Administração
01 Jan 2010

Avaliação 360 graus: um instrumento de desenvolvimento gerencial

Brasil

(3a edição/revisada). 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

Book REIS, Germano Glufke.

Avaliação 360 graus: um instrumento de desenvolvimento gerencial

REIS, Germano Glufke.
Book
About The Publication
Esta obra analisa um recurso cada vez mais empregado pelas organizações em programas de desenvolvimento gerencial e de liderança, inclusive no Brasil – a ‘Avaliação 360 Graus’ – também conhecida por ‘feedback com múltiplas fontes’, ‘feedback 360 graus’ e por outras denominações.Trata-se de uma técnica em que os participantes do programa ‘em geral, os principais gestores da organização’ recebem simultaneamente feedbacks estruturados de seus superiores, pares, subordinados e outros stakeholders. O autor discute as possibilidades e limitações desse novo recurso de desenvolvimento de liderança. Para isso, revisita os principais conceitos de liderança e, principalmente, as técnicas empregadas atualmente pelas empresas para instrumentalizar essas definições na condução de suas estratégias de desenvolvimento de pessoas. Entre outros, menciona os modelos de gestão por competências e as avaliações baseadas em comportamentos observáveis. Além disso, aponta algumas tendências no campo de técnicas de desenvolvimento de lideranças. A parte mais expressiva do livro trata especificamente da Avaliação 360 Graus; o que é, quais são as origens desse instrumento, como pode ser utilizado e como otimizá-lo para que os resultados sejam maximizados São descritos casos brasileiros de empresas que têm aplicado a Avaliação 360 Graus. Ao final do livro, a título de conclusão, são ressaltadas as vantagens e limitações do instrumento. São discutidas ainda as tendências para sua utilização nas organizações, principalmente em processos de mudança organizacional e como inputs em sistemas de avaliação de desempenho.  
01 Jan 2013

Gestão em Ambientes Multiculturais

Brasil

1. ed. Atlas, 2013.

Book MENEGON, L. ; REIS, Germano Glufke ; SARFATI, G.

Gestão em Ambientes Multiculturais

MENEGON, L. ; REIS, Germano Glufke ; SARFATI, G.
Book
About The Publication
O processo de internacionalização empresarial propõe desafios complexos no âmbito dos negócios e profissional. Compreender a dinâmica dos negócios internacionais requer um olhar mais apurado dos gestores sobre as ferramentas, processos e a própria gestão e desenvolvimento de pessoas capazes de atuar em ambientes multiculturais. Este livro propõe uma reflexão sobre o universo da gestão de ambientes multiculturais a partir das perspectivas internacional e brasileira. Oferece ao leitor a compreensão de aspectos relevantes, como os desafios dos negócios internacionais, gestão e cultura, quem é o gestor internacional e suas competências, trabalhando os conceitos de global mindset e inteligência cultural, comunicação em ambientes multiculturais, gestão de times multiculturais e gerenciamento de expatriação. Escrito de forma didática, tem por objetivo levar estudantes de graduação e pós graduação inseridos no contexto de negócios internacionais a oportunidade de conhecer as principais temáticas do desafiador universo da gestão de empresas e pessoas globais. É o primeiro livro em português a tratar da complexidade da gestão de organizações em um ambiente de múltiplas culturas.LEitura destinada a cursos de graduação e de pós-graduação em Administração inseridos no contexto de negócios internacionais. Obra de referência nas áreas de organizações e negócios internacionais e de relevante interesse para profissionais que lidam com cultura organizacional e gestão de negócios internacionais.?  
01 Jan 2013

A construção do futuro da Nutrimental com a investigação apreciativa

Brasil

In: Bitencourt, Cláudia; Azevedo, Debora; Froehlich, Cristiane. (Org.). Na trilha das competências: caminhos possíveis no cenário das organizações. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2013, v. 1, p. 179-183.

Book Chapters ROGLIO, K. D.; SCHLEMM, M. M.

A construção do futuro da Nutrimental com a investigação apreciativa

ROGLIO, K. D.; SCHLEMM, M. M.
Book Chapters
01 Jan 2018

Critérios de demissão: A hierarquia no processo decisório de demissão na perspectiva dos gestores

Brasil

In: Abib, G.; Roglio, K.; Rese, N.; Matitz, Q. R. S.. (Org.). Preciso Demitir e Agora? Reflexões baseadas em experiências de demissão. 1ed.Jundiaí: Paço Editorial, 2018, v. 1, p. 37-50.

Book Chapters STOCKER, F. ; VILLAR, E. G. ; Roglio, K. D. ; ABIB, G.

Critérios de demissão: A hierarquia no processo decisório de demissão na perspectiva dos gestores

STOCKER, F. ; VILLAR, E. G. ; Roglio, K. D. ; ABIB, G.
Book Chapters
About The Publication
O conhecimento sobre a tomada de decisões de demissão é escasso, em particular sobre os critérios que os gestores utilizam para a escolha de quem será demitido e por quê. Considerando as implicações desse tipo de decisão para as organizações e a sociedade, neste artigo, identificamos os sete critérios mais utilizados nas decisões de demissão e sua importância para os gestores que as tomam. Os dados foram coletados por meio de um survey com 385 gestores e analisados com base no ranking racional e no método multicritérios Analise Hierárquica do Processo (Analytic Hierarchy Process [AHP]). Os resultados mostraram que o compromisso, o histórico de desempenho e a confiança têm maior impacto na decisão de demissão, enquanto a relação interpessoal, o potencial de crescimento e a experiência profissional são considerados critérios secundários. Esses resultados contribuem para ampliar o conhecimento sobre decisões de demissão e para dar mais transparência a elas, mostrando os critérios que mais influenciam essa escolha, bem como a relevância atribuída a cada um deles.  
01 Jan 2018

Preciso Demitir e Agora?
Reflexões baseadas em experiências de demissão

Brasil

1. ed. Jundiaí: Paço Editorial, 2018. v. 1. 144p .

Book ABIB, G.; Roglio, K. D. (Org.) ; RESE, N. (Org.) ; MATITZ, Q. R. S. (Org.)

Preciso Demitir e Agora?
Reflexões baseadas em experiências de demissão

ABIB, G.; Roglio, K. D. (Org.) ; RESE, N. (Org.) ; MATITZ, Q. R. S. (Org.)
Book
About The Publication
Preciso demitir.; e agora? a busca por respostas a esta questão nos estimulou a refletir sobre diferentes fatores envolvidos nessa decisão, a partir de experiências de demissão; acreditamos que essas respostas são importantes, principalmente se considerarmos a elevada taxa de desligamentos no brasil, aliada à escassez de conhecimentos sobre as decisões de demissão sob o ponto de vista dos gestores; neste livro, conversamos sobre impactos e fatores críticos na regulamentação sobre demissões, o ambiente econômico e sua influência na demissão, critérios de demissão, dimensões da decisão de demissão, valores individuais e o processo de demissão, demissão no contexto empreendedor, sofrimento dos gestores ao demitir, discursos das empresas sobre demissões, motivos organizacionais e individuais geradores das demissões; esperamos que as reflexões aqui apresentadas possam contribuir para amenizar o impacto emocional decorrente dos processos de demissão e trazer algumas respostas àquela pergunta que nos incomoda toda vez que temos de demitir alguém: “será que estou agindo de forma correta?”.
01 Jan 2017

The Inception of Dynamic Capabilities In SMEs

United States

International Journal of Entreneuship, v. 21, p. 1, 2017.

Journal Paper FERNANDES, B. ; FERREIRA, J. M. ; GIMENEZ, F. A. P. ; RESE, Natália

The Inception of Dynamic Capabilities In SMEs

FERNANDES, B. ; FERREIRA, J. M. ; GIMENEZ, F. A. P. ; RESE, Natália
Journal Paper
About The Publication
The studies about dynamic capabilities approach have been focused on how the combination of the resources enable organizations to deal with the environment. However, important considerations about the role played by entrepreneurs in the inception of these capabilities have been put aside. Therefore, we propose in this paper to analyze the role of the entrepreneur in creating dynamic capabilities for small businesses over time. To do so, a qualitative research was made and data were collected ranging from 1977 to 2016 in a small business. The results show that the resources were used to master three periods in the organizational life and they were sustained by the entrepreneur’s learning process. As a conclusion, it can be said that the entrepreneur’s learning process cannot be dissociated from the learning of the organization itself and in the case of SMEs this may be the primary resource. Keywords: Entrepreneurship, Dynamic Capabilities,Construction Industry.
01 Jan 2017

Cultura Organizacional no Brasil: a relação entre grupos de pesquisa e produção científica

Brasil

Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), v. 19, p. 122-135, 2017.

Journal Paper VILELA, N. G. S. ; LOURENCO, M. L. ; RESE, Natália

Cultura Organizacional no Brasil: a relação entre grupos de pesquisa e produção científica

VILELA, N. G. S. ; LOURENCO, M. L. ; RESE, Natália
Journal Paper
About The Publication

O objetivo desse artigo foi mapear a produção científica sobre cultura organizacional desenvolvida na última década pelos membros dos grupos de pesquisa nos principais periódicos e eventos brasileiros de Administração, procurando compreender as relações entre estes grupos e seus pesquisadores. Foi feito um balanço da produção em Cultura Organizacional entre os anos de 2006 a 2015, destacando os autores e coautores desses trabalhos. Em seguida, os pesquisadores dos grupos em cultura organizacional foram comparados com os produtores de pesquisa dos últimos dez anos, a fim de compreender o impacto da produção da pesquisa acadêmica dos grupos de pesquisa em cultura organizacional. Para tal, utilizou-se a análise de redes da produção que lida com essa temática além da estatística descritiva.  Os resultados revelaram um baixo índice de densidade na rede em relação aos Grupos de Pesquisa e autores em Cultura Organizacional. Como uma das contribuições deste artigo destaca-se que aprendizagem e a transmissão de conhecimento, poderia ser ampliado na existência de redes mais consolidadas.

01 Jan 2017

o Sensemaking no Processo de Elaboração de Sentido de Estratégia em Pequenas Empresas Caracterizadoras como Organizações Híbridas

Brasil

REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, p. 128, 2017.

Journal Paper SALVADOR, D. W. ; RESE, N.

o Sensemaking no Processo de Elaboração de Sentido de Estratégia em Pequenas Empresas Caracterizadoras como Organizações Híbridas

SALVADOR, D. W. ; RESE, N.
Journal Paper
About The Publication
Por meio da perspectiva da estratégia como prática busca-se compreender o processo de sensegiving na elaboração de sentido da estratégia em pequenas empresas, caracterizadas como organizações híbridas, compreendidas a partir de negócios sociais. Parte-se da ideia de que as tensões inerentes a esses tipos de organizações exigem esforços de sensegiving em suas narrativas para que sua estratégia seja compartilhada. A fim de compreender o sensegiving no processo de elaboração de sentido da estratégia em organizações híbridas, este trabalho adota a perspectiva da estratégia como prática e constrói seu argumento em duas partes. Apresenta-se a estratégia como prática e o strategizing, focando no processo de sensegiving, e as narrativas organizacionais. Posteriormente traz-se a lógica institucional, que dá suporte para compreender as organizações híbridas. Nesse contexto, optou-se por análise e coleta de evidências empíricas por meio de entrevistas narrativas e documentos secundários. O campo de pesquisa escolhido foi o de negócio social, por ser considerado um tipo ideal de organização híbrida. Foram estudadas duas organizações de pequeno porte, aqui nominadas como Alfa e Beta. Evidenciou-se que a complexidade organizacional dos negócios sociais se dá pela tensão entre duas lógicas que parecem contrastantes, mas que permitem a uma organização operar de modo a conquistar sua sustentabilidade, uma vez que no caso dos negócios sociais as lógicas de mercado dão sustentação para que seja possível alcançar o benefício social. No entanto, dada essa dualidade e contraste aparente essas organizações precisam reforçar seu esforço de sensegiving para suas narrativas com a finalidade de auxiliar na compreensão de seus públicos para o entendimento de sua estratégia.
01 Jan 2017

O Vir a Ser da Estratégia como uma Prática Social

Brasil

RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online), v. 21, p. 227-248, 2017.

Journal Paper RESE, Natália; KUABARA, F. H. S. ; VILLAR, E. G. ; FERREIRA, J. M.

O Vir a Ser da Estratégia como uma Prática Social

RESE, Natália; KUABARA, F. H. S. ; VILLAR, E. G. ; FERREIRA, J. M.
Journal Paper
About The Publication

Esta pesquisa tem por objetivo compreender como a estratégia torna-se uma prática social em contextos submetidos a lógicas diversas da lógica capitalista. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa narrativa em um empreendimento social, tendo esta organização o objetivo de potencializar os resultados de Escolas de Educação Especial por meio da gestão. A análise dos dados deu-se a partir da Tipologia proposta por O’Connor (2002) e das características da narrativa apresentadas por Pentland (1999). Para se tornar uma prática social em um contexto onde não o é, dá-se um exercício qualificado de sensegiving e sensemaking. Como resultados, observam-se: (a) a narrativa desenvolvida na conversação com os investidores é carregada de histórias situacionais; (b) a narrativa desenvolvida na conversação com o público atendido é carregada de histórias genéricas; e (c) o sentido dado pelos estrategistas e construído pelos diferentes praticantes dá-se em um processo narrativo de negociação de significado, cuja legitimidade está assentada nas histórias pessoais, e cuja plausibilidade, nas histórias genéricas e situacionais. Em termos de conclusão, entende-se que a estratégia se torna uma prática social na medida em que seus significados passam a ser compartilhados nesse novo espaço e então orientam as atividades (práxis) cotidianas da estratégia

01 Jan 2019

Abertura da Estratégia ante Complexidade Institucional: o estabelecimento de redes organizacionais como uma resposta estratégica possível

Brasil

Organizações e Sustentabilidade, v. 7, p. 16-31, 2019.

Journal Paper ROZIN, MARINA ; RESE, NATÁLIA

Abertura da Estratégia ante Complexidade Institucional: o estabelecimento de redes organizacionais como uma resposta estratégica possível

ROZIN, MARINA ; RESE, NATÁLIA
Journal Paper
About The Publication
Esse trabalho tem por objetivo discutir respostas estratégicas adotadas pelas organizações expostas à complexidade institucional ocasionada pela pluralidade e conflito entre lógicas institucionais. O contexto selecionado como pano de fundo para compreender e discutir este fenômeno é o desafio promovido pelas parcerias estabelecidas entre o setor privado e a Organização das Nações Unidas (ONU) para alcance das metas estabelecidas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste contexto estão presentes duas lógicas que se configuram como plurais e potencialmente conflitantes e inserem a organização em um cenário de complexidade institucional: a lógica do mercado e a lógica do desenvolvimento humano e sustentável. Esta é a base do argumento deste ensaio teórico, propondo que, diante da complexidade institucional promovida pela pluralidade e conflito entre lógicas institucionais, as organizações se engajam em redes de colaboração e abrem sua estratégia para o compartilhamento de práticas em busca de cumprir com compromissos por elas assumidos.
Palavras-chave: Lógicas institucionais; Complexidade; Redes; Estratégia aberta.
01 Jan 2017

Workplace Authenticity as an Attribute of Employer Attractiveness

PERSONNEL REVIEW , v. 46, p. 1962-1976, 2017.

Journal Paper REIS, GERMANO GLUFKE; BRAGA, B. ; TRULLEN, J.

Workplace Authenticity as an Attribute of Employer Attractiveness

REIS, GERMANO GLUFKE; BRAGA, B. ; TRULLEN, J.
Journal Paper
About The Publication

Purpose

The purpose of this paper is to investigate the relevance of authenticity as a possible attribute of employer attractiveness. Additionally, the study compares authenticity to other factors of attractiveness, such as economic, development, social, interest and application values.

Design/methodology/approach

A survey was conducted with a total of 937 respondents. The questionnaire consisted of the employer attractiveness scale developed by Berthon, Ewing, and Hah (2005) and an adapted version of the authentic living scale (Wood et al., 2008).

Findings

The results show that workplace authenticity is equally valued as an attractiveness attribute as having opportunities for economic and personal development, and that it is significantly more highly valued than other attractiveness dimensions of the work environment, such as interest value, social value, and application value. The results also show that authenticity matters more as an attribute of attractiveness for top management, older professionals as well as women.

Practical implications

The findings suggest that firms become more competitive in attracting talent if their recruitment strategies place more emphasis on authenticity as a psychological benefit that can be obtained through working in the company. The use of social media (e.g. employee testimonials, chats, and blogs) can help to this end.

Originality/value

The subject of workplace authenticity has been receiving increasing attention in the academic literature, and the studies reveal the benefits that it may entail for both developing and retaining a more engaged and productive workforce. However, previous research has not considered how perceptions of workplace authenticity may also help organizations become more attractive in the eyes of potential job applicants.
01 Jan 2018

Fatores Simbólicos e Instrumentais de Atração de Pessoas em PMEs: Relações com o Estilo de Liderança do Empreendedor

Brasil

Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2018, Vol.7(2), pp.115-144

Journal Paper REIS, GERMANO GLUFKE; FERNANDES, B. R. ; NAKATA, Lina

Fatores Simbólicos e Instrumentais de Atração de Pessoas em PMEs: Relações com o Estilo de Liderança do Empreendedor

REIS, GERMANO GLUFKE; FERNANDES, B. R. ; NAKATA, Lina
Journal Paper
About The Publication

iterature on people management focuses on large companies and therefore has given little attention to small and medium-sized enterprises (SMEs). This research  seeks to fill this gap by investigating the relationship between entrepreneur style and approaches to attracting people to SMEs. Therefore, a survey was conducted with 146 SMEs, testing a set of hypotheses by structural equations modeling. The results indicate that there is a relationship between the entrepreneur’s style (transformational versus transactional) and the kinds of attributes (symbolic or instrumental) emphasized in attracting people. It was also observed that the bigger the company is, the less emphasis is given to symbolic factors. On the other hand, SMEs emphasize more symbolic factors of attraction than other segments. In addition, the results indicate that attraction approaches are more impacted by the entrepreneur’s style than by the characteristics of the company/business (age, size, segment). A gestão de pessoas em pequenas e médias empresas (PMEs) tem sido pouco abordada pela literatura que, em geral, foca as grandes empresas. Esta pesquisa busca preencher essa lacuna, investigando a relação entre o estilo do empreendedor e as abordagens de atração de pessoas em PMEs. Para tanto, foi realizado um survey com 146 PMEs, testando um conjunto de hipóteses por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam haver uma relação entre o estilo do empreendedor (transformacional versus transacional) e os tipos de atributos (simbólicos ou instrumentais) enfatizados na atração de pessoas. Também foi observado que quanto maior a empresa, menor ênfase é dada a fatores simbólicos. Já PMEs comerciais/varejo enfatizam mais fatores simbólicos de atração do que outros segmentos. Por outro lado, os resultados indicam que as abordagens de atração são mais impactadas pelo estilo do empreendedor em si, do que por características da empresa/negócio (idade, tamanho, segmento).

01 Jan 2018

Antecedents of cost innovation: the combined impact of strategy and organisational culture

United Kingdom

International Journal of Innovation and Learning (PRINT), v. 24, p. 327, 2018.

Journal Paper SILVA, I. M. ; BORINI, F. ; REIS, Germano Glufke ; FLEURY, M. T. L. ; SANTOS, L.

Antecedents of cost innovation: the combined impact of strategy and organisational culture

SILVA, I. M. ; BORINI, F. ; REIS, Germano Glufke ; FLEURY, M. T. L. ; SANTOS, L.
Journal Paper
About The Publication
The main goal of this paper is to verify the combined impact of organisational culture and organisational strategy on cost innovation development in Brazilian multinational enterprises. The research has quantitative approach performing a survey questionnaire to Brazilian multinationals. From a universe of 253 multinational enterprises a response was obtained from 60 of them. The multiple regression technique was used considering cost innovation as dependent variable, measured through a construct based in three dimensions, which verifies the enterprise’s effort to get cost innovation. In regards the independent variables, the approach was cultural profile and generic internationalisation strategies of emerging enterprises. The results showed that the competition for cost innovation depends on the alignment between cultural profile and strategy. Keywords: cost innovation; organisational strategy; organisational culture; internationalisation; Brazilian multinationals.
01 Jan 2018

Assessing Emerging Multinationals´ Global Mindedness Profiles

Brazil

ReA UFSM, v. 11, p. 172-194, 2018.

Journal Paper REIS, GERMANO GLUFKE; FLEURY, MARIA TEREZA LEME ; FLEURY, A. ; ZAMBALDI, F.

Assessing Emerging Multinationals´ Global Mindedness Profiles

REIS, GERMANO GLUFKE; FLEURY, MARIA TEREZA LEME ; FLEURY, A. ; ZAMBALDI, F.
Journal Paper
About The Publication
Despite the relevance of developing a global mindedness (GM) in order for firms to explore global opportunities, extant literature on GM has mostly focused on developed country multinationals, overlooking its relevance to emerging country multinationals which have unique features and internationalization patterns. In addition, the studies addressing the impacts of GM on internationalization have mostly relied on the assumption of homogeneity rather than differentiation of GM among multinationals of the same country. This study addresses this theme by exploring GM diversity among Brazilian multinationals. For that purpose, a previously developed multidimensional GM scale is adapted and validated by means of a pretest and a confirmatory factor analysis with Bayesian estimators, and used as the basis for a hierarchal cluster analysis, later optimized by means of the K-means algorithm. As a result, a GM taxonomy is identified, encompassing fully globally minded, cross-culturally skilled, international market-oriented, and domestic market-oriented multinationals. To illustrate the taxonomy, four case studies involving major Brazilian multinationals are brought to the fore by means of interviews and secondary data. The configurations identified points to the need to study GM in conjunction with both institutional and economic factors in order to explain singularities of the internationalization of emerging companies and also differentiations among firms from a single emerging country.
01 Jan 2019

Emerging Market Multinationals and International Corporate Social Responsibility Standards:
Bringing Animals to the Fore

Netherlands

Journal of Business Ethics, v. 1, p. 1-18, 2019.

Journal Paper REIS, GERMANO GLUFKE; MOLENTO, C. F. M.

Emerging Market Multinationals and International Corporate Social Responsibility Standards:
Bringing Animals to the Fore

REIS, GERMANO GLUFKE; MOLENTO, C. F. M.
Journal Paper
About The Publication

The literature presents a broad approach to Corporate Social Responsibility (CSR), which aggregates a diversity of issues, such as the environment, labor conditions, and human rights. We addressed the impact of increasing CSR demands during the internationalization of emerging market multinationals (EMNs) on one particular subject, animal welfare (AW). This subject raises important ethical concerns, especially as we understand that animals are sentient beings. Through content analysis of annual reports, we tracked the evolution of AW-CSR activities throughout the internationalization of two large Brazilian meat-processing multinationals as they accessed markets with complex AW regulations. We also synthetized findings on broiler chicken on-farm AW research in Brazil and conducted interviews to gauge the impact of CSR standards on animals. Our findings show that, although EMNs that enter developed markets engage with various standards, the impacts of standard enforcement on actual welfare are not straightforward and call for broader AW and animal ethics developments. Uneven results among AW criteria indicate that some aspects are prioritized over others. Furthermore, some actions of actors such as EMNs and low-tier suppliers seem to counterbalance the expected impact of normative pressures to change the lives of animals for the better. We conclude that AW standards may improve AW in emerging markets; but these standards do not appear to be sufficiently stringent, and require improvements to have a more significant positive impact. A major signal emerging from this research is the fundamental need to broaden the animal ethics debate regarding the use of animals to produce meat.

Keywords

Animal ethics Animal welfare Corporate social responsibility Emerging market multinationals 
 
01 Jan 2018

Percepção de riscos na internacionalização do setor alimentício

Brasil

Revista Eletrônica de Negócios Internacionais: Internext (São Paulo), v. 13, p. 1-13-13, 2018.

Journal Paper SILVA, G. R. R. ; ABIB, G. ; RAMOS, S. C. ; ROGLIO, K. D.

Percepção de riscos na internacionalização do setor alimentício

SILVA, G. R. R. ; ABIB, G. ; RAMOS, S. C. ; ROGLIO, K. D.
Journal Paper
About The Publication
O processo de internacionalização de organizações brasileiras está em ascensão gradativa. Em atividades internacionais os riscos, já presentes no mercado doméstico, são incrementados em função das características peculiares do mercado em que se deseja inserir um produto ou serviço. Ainda que em termos ideais seja possível afirmar que é necessário analisar todos os riscos que podem acometer a organização, a racionalidade limitada não permite ao gestor da organização processar todas as informações, seja por falta de conhecimento ou capacidade analítica. Sendo assim, o objetivo proposto para este artigo é compreender quais são os riscos percebidos associados ao processo de internacionalização em empresas do setor alimentício. A abordagem condutora da investigação é estudo de casos múltiplos, alicerçados em entrevistas semi estruturadas, observação e análise documental. Os resultados indicam diversidades no conceito de riscos entre as organizações; diferenças entre os tipos de riscos considerados e influência desta percepção sobre as práticas organizacionais. Como contribuição é possível apontar a construção de evidências coerentes com a teoria comportamental de internacionalização, onde mais do que um processo comercial e econômico, tal ação constitui-se como uma construção complexa da realidade, influenciada pela percepção e atitudes dos gestores envolvidos.
01 Jan 2018

Deciding: Decision-making as a Social Practice

United Kingdom

International Journal of Management and Decision Making, v. 17, p. 279-298, 2018.

Journal Paper VILLAR, E. G. ; WALGER, C. S. ; ABIB, G. ; ROGLIO, KARINA DE DEA ; STOCKER, F. 

Deciding: Decision-making as a Social Practice

VILLAR, E. G. ; WALGER, C. S. ; ABIB, G. ; ROGLIO, KARINA DE DEA ; STOCKER, F. 
Journal Paper
About The Publication
This conceptual paper aims to show how the concept of strategy-as-practice can help illuminate decision-making as social practice. In our analysis, we rely on four assumptions from the literature on strategy as a social practice and decision-making. First, we assume that all organisational members are potential participants in decision-making, a proposal that diverges from the traditional focus on one formal decision maker in an organisation. The second assumption is that the intertwining of decisions supports and is supported by social practices in the flow of daily activities. The third assumption posits that decisional work takes place in praxis, broadening the concept of a specific moment of the formal choice in a given decision. Our fourth assumption is that decisions are continuously (re)built in social practice by means of deciding. We believe that conceptualising decision-making in this manner can lead to a new direction for research on decision-making, broadening its theoretical scope.
Keywords: strategy as social practice, decision-making, decisional work, decision maker
01 Jan 2018

Dismissal: the Most Important Criteria in Decision-Making of Managers

Brazil

RAE-Revista de Administracao de Empresas , v. 58, p. 116-129, 2018.

Journal Paper TOCKER, F. ; VILLAR, E. G. ; ROGLIO, KARINA DE DEA ; ABIB, G.

Dismissal: the Most Important Criteria in Decision-Making of Managers

TOCKER, F. ; VILLAR, E. G. ; ROGLIO, KARINA DE DEA ; ABIB, G.
Journal Paper
About The Publication

Knowledge about dismissal decisionmaking, particularly concerning the criteria used by managers in choosing who will be dismissed and why, is scarce. Considering the implications of such decisions for organizations and society, in this paper, we identify the seven most frequently used criteria in dismissal decisions and examine their importance for managers. We collected data through a survey among 385 managers and used the rational ranking and the multicriteria Analytic Hierarchy Process (AHP) to analyze them. The results show that commitment, performance records, and trust have the greatest impact on the dismissal decision, whereas interpersonal relationship, growth potential, and professional experience are considered secondary criteria. These results contribute to extending our knowledge about dismissal decisions and showing the most relevant criteria in these choices and the relevance assigned to each of the criteria so that greater transparency can be achieved.

01 Jan 2019

The Multiple Tensions of Organizational Hybridism:
A Look at the Translation Perspective and Open Strategy in a Social Enterprise. 

Brazil

RBGN-Revista Brasileira de Gestao de Negocios , v. 20, p. 486-505, 2019.

Journal Paper VILLAR, EDUARDO ; RESE, NATÁLIA ; ROGLIO, KARINA

The Multiple Tensions of Organizational Hybridism:
A Look at the Translation Perspective and Open Strategy in a Social Enterprise. 

VILLAR, EDUARDO ; RESE, NATÁLIA ; ROGLIO, KARINA
Journal Paper
About The Publication

Purpose:

In this research, we seek to understand how a social enterprise deals with the multiple tensions of organizational hybridism to achieve its strategic objectives.

Design/methodology/approach:

A qualitative single-case study was performed using longitudinal and in-depth data collection. For the analysis and interpretation of the data, an abductive logic and narrative analysis were used.

Findings:

We concluded that the actors were involved in various openness practices for inclusion, transparency, flexibility, and horizontalization in the strategic process. We also found evidence that the practices of opening up the strategy support a translation process, thus minimizing the tensions of organizational hybridism. This translation process was redefined in the context of hybridism.

Originality/value:

This research showed that actor-network theory, in particular, the translation perspective, is indicated for the study of social enterprises. Concerning the process of opening up the strategy, it is suggested that the process of horizontalizing relationships and flexibility is necessary in the strategic process, in addition to inclusion and transparency. Another contribution is related to the translation process in hybrid organizations, suggesting a reduction of the political imposition of roles and identities.
Keywords: Organizational hybridism; Social enterprise; Translation; Open strategy; Actor-network theory
01 Jan 2019

O Alinhamento entre a Teoria Ator-Rede e a Sociologia Relacional:
uma Discussão Onto-Epistemológica para os Estudos Organizacionais.

Brasil

Troria e Prática em Administração, v. 9, p. 77-91, 2019.

Journal Paper VILLAR, E. G. ; ROGLIO, K. D.

O Alinhamento entre a Teoria Ator-Rede e a Sociologia Relacional:
uma Discussão Onto-Epistemológica para os Estudos Organizacionais.

VILLAR, E. G. ; ROGLIO, K. D.
Journal Paper
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Neste ensaio teórico busca-se explorar o alinhamento entre a sociologia relacional e a teoria ator-rede e possíveis repercussões deste alinhamento para as pesquisas em organizações. Para isso, realizou-se a revisão dos principais autores de cada abordagem, destacando o seu posicionamento ontológico, epistemológico e metodológico. Em complemento, utilizou-se uma estrutura de classificação de paradigmas sociológicos para discutir o alinhamento das abordagens, revelando convergências e divergências entre ambas. Explorou-se, ainda, como a aproximação entre essas abordagens sociológicas pode auxiliar a área de estudos organizacionais (i) no amadurecimento e inovação nas teorias da área; e (ii) na aproximação das teorias com a realidade empírica. Por fim, são apresentadas oportunidades de pesquisa que versam sobre a inclusão do tempo nas explanações teóricas da área, dar voz a materialidade e os elementos não humanos em suas observações e aproximar-se das experiências sociais das pessoas em busca de explicações que ressoam a realidade das organizações.  
01 Jan 2019

A relação entre o Balanced Scorecard e a mitigação dos
riscos organizacionais: estudo de caso múltiplo.

Brasil

Revista Foco (Faculdade Novo Milênio), v. 12, p. 04, 2019.

Journal Paper SILVA, GABRIELLE RIBEIRO RODRIGUES DA ; ABIB, GUSTAVO

A relação entre o Balanced Scorecard e a mitigação dos
riscos organizacionais: estudo de caso múltiplo.

SILVA, GABRIELLE RIBEIRO RODRIGUES DA ; ABIB, GUSTAVO
Journal Paper
About The Publication
O risco, inerente a qualquer atividade, está presente tanto no cotidiano individual quanto no empresarial. A literatura aponta ainda lacunas na relação entre a gestão do risco e as metodologias de análise de desempenho, aqui tratado através do Balanced Scorecard (BSC). O objetivo deste artigo repousa na investigação da relação entre o BSC e a gestão ou a mitigação dos riscos corporativos, analisando, se a ação de estabelecer uma cultura voltada para a implementação, execução e controle das estratégias, apoiada por sistemas adequados de medição de desempenho, impactam na gestão dos riscos. Por meio de um estudo de múltiplos casos com três grandes empresas que já haviam implantado o BSC há pelo menos dois anos, buscou-se tal resposta. Apesar do risco ser administrado de maneira diferente em cada organização, verificou-se que com a adoção da metodologia do BSC possibilitou as empresas identificarem uma maior gama de riscos prováveis, potencializando assim a sua gestão. O sistema de mensuração de desempenho auxiliou a empresa a focar eventuais áreas de risco estratégicas e auxiliar a direção em um plano de ação sustentável para atenuar os riscos.
01 Jan 2019

Percepção e Gestão de Riscos no Contexto de Internacionalização

Brasil

Gestão E Planejamento, v. 20, p. 90-109, 2019.

Journal Paper JHUNIOR, R. O. S. ; ABIB, G.

Percepção e Gestão de Riscos no Contexto de Internacionalização

JHUNIOR, R. O. S. ; ABIB, G.
Journal Paper
About The Publication
As abordagens sobre os riscos corporativos vêm apresentando crescente interesse por parte das comunidades científica e praticante em diversos contextos. A internacionalização de empresas motivadas pela busca de novos mercados resultou no incremento da competitividade entre organizações e, consequentemente, aumentou a exposição destas a riscos. A partir da busca por entender de que forma temas relacionados a ideia de risco podem ser investigados, o objetivo do estudo é mapear e analisar a literatura relacionada às ideias de percepção e gestão de riscos corporativos no contexto de negócios internacionais. Assim, o trabalho se caracteriza como ensaio teórico e faz uso do método de revisão conceitual. As conclusões sugerem possibilidades de pesquisas e proposições de estudos que podem auxiliar o desenvolvimento de investigações futuras. Palavras-chave: Internacionalização; Percepção de Riscos; Gestão de Riscos  
01 Jan 2019

Validity in Qualitative Research: A Processual Approach.

USA

The Qualitative Report (Print), v. 24, p. 98-112, 2019.

Journal Paper HAYASHI JUNIOR, P. ; ABIB, G. ; HOPPEN, N.

Validity in Qualitative Research: A Processual Approach.

HAYASHI JUNIOR, P. ; ABIB, G. ; HOPPEN, N.
Journal Paper
About The Publication

Validity and reliability of research and its results are important elements to provide evidence of the quality of research in the organizational field. However, validity is better evidenced in quantitative studies than in qualitative research studies. As there is diversity within qualitative research methods and techniques, there is no  universally accepted criteria to assess validity in qualitative studies; its usefulness is also questioned. Therefore, in this paper, we argue that qualitative research should adopt a processual view approach of validity since it should not be the product of a single test or just one step in the research. Processual validity both supports good research and helps in its reflection and guidance. To illustrate our approach, we present the processual approach adopted by one of the co-authors during the development of a research project. We highlight the validity assurance activities for both ex-ante and ex-post research, peer review and participation in an international conference, which corroborated the quality of the processual approach and the results that were obtained.

Keywords: Qualitative Research, Theory Building, Validity, Reliability, Processual Approach
01 Jan 2019

Risk Management in Born Globals:
the Case of Brazilian Craft Breweries

Brazil

Brazilian Business Review, 16(4), 334-349.

Journal Paper STOCKER, F. ; ABIB, G.

Risk Management in Born Globals:
the Case of Brazilian Craft Breweries

STOCKER, F. ; ABIB, G.
Journal Paper
About The Publication
This work analyzes how risk management occurs in the internationalization process of Brazilian born global companies. Accordingly, we adopted the qualitative research approach, used a multiple case study strategy, and selected seven relevant craft breweries with national prominence. The findings highlight how risks are perceived in the internationalization process by managers and classified among commercial, intercultural, monetary and country risks. We also identified that these enterprises use different actions to mitigate risks, such as planning, market research, and building scenarios. The contributions discussed in this study are the identification of factors such as the international background of managers and the use of networks to minimize the perception of risk. Additionally, we discussed the ways in which risks are perceived and how the different mitigation strategies work. Finally, we proposed an integrated risk management model for the internationalization of born globals. Keyword: Risk Perception, New Ventures, Internationalization, Born Global, Craft Breweries
01 Jan 2019

Risk and Organizational ambidexterity: a meta-synthesis
of a case study and a framework

Brazil

Brazilian Business Review (English Ed.), v. 16, p. 470-499

Journal Paper Selected SERVEGNINI, E. ; TAKAHASHI, A. R. W. ; ABIB, G.

Risk and Organizational ambidexterity: a meta-synthesis
of a case study and a framework

SERVEGNINI, E. ; TAKAHASHI, A. R. W. ; ABIB, G.
Journal Paper Selected
About The Publication
Organizational ambidexterity arises as an organization’s ability to employ efforts on contradictory goals, such as exploration and exploitation for longterm success and long-lasting performance. In addition, the organization faces risks inherent in the management of its administrative capacity. However, to date, we did not find a systematic qualitative-research review on risk and organizational ambidexterity. This paper fills this gap by systematically reviewing existing qualitative case studies on risk and organizational ambidexterity published in peer-reviewed journals. To fulfill this objective, we used a meta-synthesis of qualitative synthesis case studies in order to identify possible cause and effect relationships between the constructs and to propose a theoretical model. The results showed that risk and uncertainty influence the way the organization invests resources in exploration or in exploitation. Second, the findings indicated that risk moderates the direct effect of exploration and exploitation on performance and on decision making, amplifying or reducing their effects. Third, the framework suggests that risk has a direct effect on organizational performance, reducing it, or influencing strategic decision-making (ranging from intuitive to rational decision).
.04

TEACHING

CURRENT
  • NOW
    2010

    ASSISTANT PROFESSOR

    UNIVERSITY OF CALIFORNIA

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  • NOW
    2008

    TEACHING ASSISTANT

    UNIVERSITY OF CALIFORNIA

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TEACHING HISTORY
  • 2009
    2010

    ADJUNCT PROFESSOR

    OXFORD UNIVERSITY COMPUTING LABORATORY

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  • 2009
    2010

    TEACHING ASSISTANT

    OXFORD UNIVERSITY COMPUTING LABORATORY

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  • 2008
    2009

    TEACHING ASSISTANT

    UNIVERSITY OF NANTES

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WORKS

MY PORTFOLIO
Executive Report

O Risco e a Internacionalização das Cervejarias Artesanais Brasileiras

O Risco e a Internacionalização das Cervejarias Artesanais Brasileiras

About The Project
O objetivo desta pesquisa de mestrado foi analisar o gerenciamento do risco no processo de internacionalização de empresas Born globals de origem brasileira. Para tanto, foi realizado estudo qualitativo de casos múltiplos com 7 microcervejarias artesanais, em razão da relevância e crescimento deste setor, mesmo em um ambiente altamente competitivo como no caso da indústria de bebidas do Brasil.
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