Filter by type:

Sort by year:

Diversidade humana em estudos de administração e estratégia: um estudo bibliométrico de produção qualificada de 2014 a 2017

Congresso / Eventos
Pedro Henrique Fonseca, Queila Regina Souza Matitz
Fosse, P. H., Matitz, Q. R. S. (2018). Diversidade humana em estudos de administração e estratégia: um estudo bibliométrico de produção qualificada de 2014 a 2017. XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, Curitiba, Paraná

O objetivo deste trabalho é a descrição da atual configuração temática e distribuição quantitativa de estudos de diversidade humana em pesquisas publicadas em periódicos qualificados das áreas de administração e estratégica. Por meio de estudo bibliométrico, foram analisados 121 (cento e vinte e um) artigos publicados em 37 (trinta e sete) periódicos da área de Management and Strategy e classificação Q1 de acordo com o índice SJR (Scimago Journal & Country Rank) de 2016. Os estudos foram classificados e analisados de acordo com a distribuição em duas linhas de pesquisa. Na primeira linha, se encontram os estudos que relacionam padrões de diferenças sociais em determinadas categorias-chave tais como idade, gênero, experiência, etc. com variáveis organizacionais. Na segunda linha, estudos de diversidade são desenvolvidos com base em paradigmas de pesquisa crítica e se referem a características ou atributos relacionados a determinados grupos sociais ou minorias e as implicações dessas características no ambiente organizacional. Entre os principais resultados, destaca-se a predominância de estudos da primeira linha de pesquisa, teórico-empíricos e de natureza quantitativa. Destaca-se, ainda, o foco dos estudos nas relações entre diversidade e desempenho em múltiplos níveis.

Video-Based Behavioral Analysis: an Unobtrusive Method for Personality Traits' Research in Organizations

Congresso / Eventos
Karina de Dea Roglio, James R. Van Scotter II
Dea Roglio, K., Van Scotter II, J. R. (2018). Video-Based Behavioral Analysis: an Unobtrusive Method for Personality Traits' Research in Organizations. XLII Encontro da Anpad - EnAnpad 2018, Curitiba, Paraná.

The use of visual research methods in social sciences disciplines is consolidated. However, in organizational research the application of this methodological approach is still uncommon. In this paper we describe the video-based behavioral analysis (Van Scotter, 2014). By describing an illustrative case, we seek to identify the pitfalls and benefits of using behavioral analysis of top executives’ videos, demonstrating one possibility of using this method in organizational research. Based on the detailed description of the video-based behavioral analysis, scholars will be able to adopt this method for deepening and extending the knowledge about organizational decision-making processes. We consider that the use of video-based analysis in organizational research provides scholars with the access to some relevant organizational phenomena that are not well known yet due to their complexity or to limitations in research methods.

Se Esta Rua Fosse Minha, Eu Mandava... Compartilhar! - Uma Análise de Fatores de Motivação na Preferência pelo Serviço Compartilhado de Mobilidade

Congresso / Eventos
André Ricardo do Rosário Contani
Contani, A. R. R. (2018). Se Esta Rua Fosse Minha, Eu Mandava... Compartilhar! - Uma Análise de Fatores de Motivação na Preferência pelo Serviço Compartilhado de Mobilidade. XLII Encontro da Anpad - EnAnpad 2018, Curitiba, Paraná.

O presente trabalho aborda o fenômeno da economia compartilhada ante o desafio da mobilidade urbana em Curitiba-PR. Essa prática tem o potencial de atuar na contenção do individualismo no transporte e, com isso, promover a melhoria das condições de trânsito, dentre outras, do ambiente urbano. A fundamentação teórica abrange conceitos de economia compartilhada, novas tecnologias da comunicação e da informação e impactos nas condições socioambientais da cidade. Dados são provenientes de pesquisa de campo, em que usuários expressam os critérios que adotam para utilização de transporte compartilhado oferecido pela Uber, e o significado que entendem estar presente nessa decisão. A coleta foi realizada por meio de questionário, e foram avaliadas seis categorias associadas a três eixos: econômico, social e ambiental. As respostas foram testadas quanto à normalidade e à variância estatística. A metodologia orientou-se para dois tipos de aferição: um pela estatística descritiva de questões na escala Likert seguido de análise de agrupamentos, e outro de questões na escala Saaty pelo método AHP. Os resultados permitem afirmar que cinco categorias são consideradas pelos motoristas e apenas quatro pelos passageiros. Os usuários escolhem o aplicativo esperando primeiramente um benefício financeiro e se mostram pouco sensíveis ao discurso social e ambiental.

O conto de fadas da lama: uma discussão sobre tipologia de storytelling a partir das narrativas produzidas pela Samarco pós-rompimento na barragem de Fundão

Congresso / Eventos
Jéssica Cristina Ceni, Natália Rese
Ceni, J. C., Rese, N. (2018). O conto de fadas da lama: uma discussão sobre tipologia de storytelling a partir das narrativas produzidas pela Samarco pós-rompimento na barragem de Fundão. XLII Encontro da Anpad - EnAnpad 2018, Curitiba, Paraná.

Discute nesse trabalho a prática de Storytelling – o ato de contar estórias por parte da organização – como um dos recurso empregados para influenciar os significados dos impactos decorrentes de um desastre corporativo, buscando-se a preservação da imagem organizacional. Em vista disso, O?Neill propõe uma tipologia do storytelling e alude à existência de quatro tipos de estórias que apresentam diferentes níveis de engajamento. Face a isso, o objetivo deste trabalho é analisar a tipologia do Storytelling proposta por O?Neill (2002) na produção discursiva da empresa de Mineração Samarco pós-rompimento na Barragem de Fundão. A respeito da abordagem metodológica, a pesquisa é caracterizada por um estudo de caso único qualitativo, desenvolvida a partir de dados secundários, em que foram coletados no site da Samarco 307 arquivos (893 páginas). A respeito da análise, foi feita análise de conteúdo temática com auxílio do software Atlas.ti. Como resultados, foram encontradas estórias construídas pela Samarco que ilustram os quatro tipos de estória proposto por O?Neill (2002). Além disso, esse trabalho reforça o papel da construção e disseminação de estórias como recurso utilizado pelas organizações em momentos de crise organizacional e recuperação de imagem.

Exploring Risk Perception and Degree of Internationalization of Brazilian Small-and-Medium Enterprises

Periódico
Leandro Rodrigo Canto Bonfim, Gabrielle Ribeiro Rodrigues Silva, Paulo Henrique Müller Prado, Gustavo Abib
Bonfim, L. R. C., Silva, G. R. R., Prado, P. H. M., & Abib, G. (2018). Exploring Risk Perception and Degree of Internationalization of Brazilian Small-and-Medium Enterprises. BAR-Brazilian Administration Review, 15(1), p. 1-23.

This research investigates managerial risk perception regarding internationalization of small and medium-sized
enterprises in the Brazilian context. We examine how managers’ perception of risk influences firms’ degrees of
internationalization. Likewise, we assessed how risk perception is influenced by managers’ cognitive traits, such
as tolerance for ambiguity and cognitive style. We provided empirical evidence for the relationships we proposed
through a partial least squares structural equation model with data gathered from a survey of 149 SMEs from the
State of Paraná, Brazil. Our results suggest that managers’ tolerance for ambiguity is only significant for explaining
risk perception for the managers with a preference for a deliberative style. Still, the research suggests that the
Brazilian SMEs in our sample.

DEMISSÃO: CRITÉRIOS IMPORTANTES NA TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES

Periódico
FABRICIO STOCKER, EDUARDO GUEDES VILLAR, KARINA DE DÉA ROGLIO, GUSTAVO ABIB
Stocker, F., Villar, E. G., de Déa Roglio, K., & Abib, G. (2018). Demissão: Critérios importantes na tomada de decisão dos gestores. RAE-Revista de Administração de Empresas, 58(2), 116-129.

O conhecimento sobre a tomada de decisões de demissão é escasso, em particular sobre os critérios
que os gestores utilizam para a escolha de quem será demitido e por quê. Considerando as implicações
desse tipo de decisão para as organizações e a sociedade, neste artigo, identificamos os sete critérios
mais utilizados nas decisões de demissão e sua importância para os gestores que as tomam. Os dados
foram coletados por meio de um survey com 385 gestores e analisados com base no ranking racional e no
método multicritérios Analise Hierárquica do Processo (Analytic Hierarchy Process [AHP]). Os resultados
mostraram que o compromisso, o histórico de desempenho e a confiança têm maior impacto na decisão
de demissão, enquanto a relação interpessoal, o potencial de crescimento e a experiência profissional
são considerados critérios secundários. Esses resultados contribuem para ampliar o conhecimento
sobre decisões de demissão e para dar mais transparência a elas, mostrando os critérios que mais
influenciam essa escolha, bem como a relevância atribuída a cada um deles.

A Construção da Fachada Organizacional diante da Operação Carne Fraca: um estudo de caso na JBS S.A.

Congresso / Eventos
Rodrigo Seefeld, Karina de Dea Roglio
Seefeld, R., Dea Roglio, K. (2018). A Construção da Fachada Organizacional diante da Operação Carne Fraca: um estudo de caso na JBS S.A. XLII Encontro da Anpad - EnAnpad 2018, Curitiba, Paraná.

As fachadas organizacionais são construções que objetivam criar uma imagem para atender as exigências e pressões advindas do mercado e stakeholders, podendo inclusive ser falsas. São importantes para a aquisição de recursos, legitimidade organizacional e projeção de uma aparência desejada. As fachadas podem ser de três tipos: racionais, progressivas e de reputação. Nesta pesquisa, o objetivo é analisar como a JBS S.A. se posicionou, sob a perspectiva das fachadas organizacionais, em relação a sua menção e envolvimento na Operação Carne Fraca. A pesquisa, de abordagem qualitativa, é baseada em um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de dados secundários, que foram analisados com base na análise documental e análise de conteúdo para identificar quais os discursos adotados pela JBS S.A.. Foram identificados três discursos relacionados à qualidade, segurança e práticas ilícitas. A partir destes discursos, a JBS S.A. construiu uma fachada de reputação. Os resultados desta pesquisa contribuem para a compreensão da relação das fachadas com a vantagem competitiva, da relação dos escândalos corporativos com os mecanismos de governança corporativa e do uso da reputação para lidar com os escândalos corporativos.

“All that is solid melts into air” all that is liquid flows down through the Doce River: When strategizing lose its operational track and becomes a discursive exercise of sensegiving

Congresso / Eventos
Jéssica Cristina Ceni, Natália Rese
Ceni, J. C., Rese, N. (2018). “All that is solid melts into air” all that is liquid flows down through the Doce River: When strategizing lose its operational track and becomes a discursive exercise of sensegiving. XLII Encontro da Anpad - EnAnpad 2018, Curitiba, Paraná.

This research is based on the perspective of strategy as practice in line with the narrative turn and its specific phenomenon of study is the discursive production of the Brazilian company Samarco. The aim of this research is to analyze the sensegiving process present in Samarco narratives, in the practice of storytelling regarding the Fundão dam rupture. So, the study design is a qualitative approach and the research strategy is a case study. It has been collected 307 files on the Samarco website, 295 files on the Renova Foundation website and 52 videos on the Youtube channel Samarcoweb. Concerning the analysis and taking in consideration the volume of data, a content analysis was done, followed by a narrative analysis based on Shuman (2012). Regarding the results, when analyzing the sensegiving process in the narratives produced by Samarco, it can be seen that after the disaster, Samarco constructs a great narrative, characterized by the six narratives moments, which from its beginning constitutes a sensegiving aimed to the return of the company operations. Also, the organization?s strategy, ever since the disaster, does not direct operational activities but presents itself as a discursive strategy based on Samarco necessity: to be able to re-operate.

"Eu te quero só pra mim" - Uma Análise do Processo de sense breaking e da ruptura reflexiva da identidade como um momentum para o sequestro da subjetividade

Congresso / Eventos
Eduardo Guedes Villar, Carolina de Souza Walger, Natália Rese
Villar, E. G., Walger, C. S., Rese, N. (2018).

Objetiva-se neste ensaio teórico detalhar como as organizações atuam para criar um vazio-existencial no neófito, de maneira a poderem suplantar uma nova perspectiva identitária. Respaldados pela literatura de sensemaking, sensebreaking, e construção de identidade em organizações não tradicionais, apresentamos o argumento de que o sensebreaking gera a ruptura reflexiva da identidade, que se caracteriza como um momentum para o sequestro da subjetividade. Admitimos três questões centrais: (i) a identidade é uma ?forma de expressão da subjetividade?; (ii) a identidade está assentada nos significados compartilhados, o que garante segurança ontológica ao sujeito; (iii) o sujeito é um ser reflexivo, capaz de elaborar as situações cotidianas nas quais está inserido. Para tanto, identificamos três rotinas empregadas para gerar a ruptura de sentido, que são: (i) a quebra da identidade vigente; (ii) a socialização dirigida para imbuir novo significado; e (iii) a privação do indivíduo no controle de seus atos, seus desejos e seus sonhos. Em termos de contribuição teórica, evidenciamos o ?resgate? do conceito de sequestro da subjetividade, como forma de organizar nosso ensaio teórico para analisar os processos de identificação e construção de identidade em organizações, mais especificamente, da ruptura reflexiva da identidade do indivíduo em seu processo de socialização.

The Influence of Managers? Risk Perception on the Internationalization Process

Congresso / Eventos
Gabrielle Ribeiro Rodrigues Silva; Gustavo Abib; Zandra Balbinot
Academy of International Business - AIB 2017 - Dubai Conference

Sensemaking e Empreendedorismo Internacional: Possibilidades de Estudo

Congresso / Eventos
Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior
3Es - VIII Encontro de Estudos em Estratégia

A realidade do contexto internacional contemporâneo nos apresenta a necessidade de entendimento a respeito da lógica de internacionalização e suas diversas vertentes de estudos. O presente artigo buscou abordar o contexto do “vir a ser” internacional com ênfase em teorias de cunho comportamental. O foco de análise foi desenvolvido por meio da ótica do empreendedorismo internacional e as possibilidades de aplicação do entendimento sobre a construção de sentido (sensemaking) e seu impacto na tomada de decisão no que se refere à internacionalização de uma empresa. O construto sensegiving também foi abordado no trabalho por sua correlação com a ideia de poder de influência necessário por parte de um empreendedor ou gestor em um contexto de mudança estratégica. Elementos de revisão bibliográfica serviram de base argumentativa para a apresentação de uma breve agenda de pesquisa unindo ambas as perspectivas teóricas e suas possibilidades de estudo conjunto.

Risco em Born Globals: análise da internacionalização de cervejarias artesanais brasileiras

Congresso / Eventos
Fabrício Stocker; Gustavo Abib
3Es - VIII ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA

O objetivo deste estudo é analisar os fatores de risco percebidos na internacionalização das empresas Born globals de origem brasileira. Para tanto, o setor da indústria de bebidas, mais especificamente de cervejas, foi escolhido em razão de ser altamente competitivo e mesmo nesse cenário, micro cervejarias Born globals vem se destacando e competindo no mercado internacional. Adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, com uso da estratégia de estudo de casos múltiplos, e para isso foram selecionadas sete microcervejarias com relevância e destaque nacional. Como análise e discussão dos resultados foi possível analisar os fatores de risco que os empreendedores identificam e percebem no processo de internacionalização, classificados entre os riscos comerciais, interculturais, monetários e risco-país, sendo os fatores de risco monetários e do risco-país mais relevantes e que geram maior preocupação por parte das empresas. Por fim, são apresentadas as contribuições do trabalho, bem como, sugestões de futuras pesquisas.

O Risco e a Internacionalização das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Relatório Técnico
Stocker, F.; Abib, G.

O objetivo desta pesquisa de mestrado foi analisar o gerenciamento do risco no processo de internacionalização de empresas Born globals de origem brasileira. Para tanto, foi realizado estudo qualitativo de casos múltiplos com 7 microcervejarias artesanais, em razão da relevância e crescimento deste setor, mesmo em um ambiente altamente competitivo como no caso da indústria de bebidas do Brasil

Produção Científica Internacional sobre Born Global: uma Análise Bibliométrica da Última Década

Congresso / Eventos
Nágila Giovana Silva Vilela; Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior
II Simpósio de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - UEM

O objetivo deste trabalho foi identificar, por meio do método de análise bibliométrica, a evolução das publicações acadêmicas sobre Born Global em periódicos de destaque internacional no período entre 2007-2017. Foram 63 artigos científicos observados na pesquisa de cunho quantitativo realizada na base de dados ScienceDirect. Nesses artigos, foram destacados: (i) identificação do journal; (ii) ano de publicação; e (iii) autoria. Ao todo, foram listados 19 journals sendo 13 classificados de acordo com o Qualis/Capes como A1, um classificado como A2 e cinco não foram classificados na Plataforma. International Business Review e Journal of World Business foram os journals de destaque, pois neles foi encontrado o maior número de artigos publicados na última década. No que diz respeito aos autores, um total de 142 indivíduos foi responsável por essas publicações, sendo que 17 deles publicaram pelo menos dois artigos. Para o encaminhamento de pesquisas futuras temos, como principal contribuição do artigo, a apresentação de um panorama generalizado da última década a respeito de estudos científicos direcionados ao entendimento sobre Born Globals.

O Vir a Ser da Estratégia como uma Prática Social

Periódico
Natália Rese; Flávia Harumi Souza Kuabara; Eduardo Guedes Villar; Jane Mendes Ferreira
RAC - Revista de Administração Contemporânea

Esta pesquisa tem por objetivo compreender como a estratégia torna-se uma prática social em contextos submetidos a lógicas diversas da lógica capitalista. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa narrativa em um empreendimento social, tendo esta organização o objetivo de potencializar os resultados de Escolas de Educação Especial por meio da gestão. A análise dos dados deu-se a partir da Tipologia proposta por O’Connor (2002) e das características da narrativa apresentadas por Pentland (1999). Para se tornar uma prática social em um contexto onde não o é, dá-se um exercício qualificado de sensegiving e sensemaking. Como resultados, observam-se: (a) a narrativa desenvolvida na conversação com os investidores é carregada de histórias situacionais; (b) a narrativa desenvolvida na conversação com o público atendido é carregada de histórias genéricas; e (c) o sentido dado pelos estrategistas e construído pelos diferentes praticantes dá-se em um processo narrativo de negociação de significado, cuja legitimidade está assentada nas histórias pessoais, e cuja plausibilidade, nas histórias genéricas e situacionais. Em termos de conclusão, entende-se que a estratégia se torna uma prática social na medida em que seus significados passam a ser compartilhados nesse novo espaço e então orientam as atividades (práxis) cotidianas da estratégia.

O Sensegiving no Processo de Elaboração de Sentido da Estratégia em Pequenas Empresas Caracterizadas como Organizações Híbridas

Periódico
Dafne Wandressa Salvador; Natália Rese
REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Por meio da perspectiva da estratégia como prática busca-se compreender o processo de sensegiving na elaboração de sentido da estratégia em pequenas empresas, caracterizadas como organizações híbridas, compreendidas a partir de negócios sociais. Parte-se da ideia de que as tensões inerentes a esses tipos de organizações exigem esforços de sensegiving em suas narrativas para que sua estratégia seja compartilhada. A fim de compreender o sensegiving no processo de elaboração de sentido da estratégia em organizações híbridas, este trabalho adota a perspectiva da estratégia como prática e constrói seu argumento em duas partes. Apresenta-se a estratégia como prática e o strategizing, focando no processo de sensegiving, e as narrativas organizacionais. Posteriormente traz-se a lógica institucional, que dá suporte para compreender as organizações híbridas. Nesse contexto, optou-se por análise e coleta de evidências empíricas por meio de entrevistas narrativas e documentos secundários. O campo de pesquisa escolhido foi o de negócio social, por ser considerado um tipo ideal de organização híbrida. Foram estudadas duas organizações de pequeno porte, aqui nominadas como Alfa e Beta. Evidenciou-se que a complexidade organizacional dos negócios sociais se dá pela tensão entre duas lógicas que parecem contrastantes, mas que permitem a uma organização operar de modo a conquistar sua sustentabilidade, uma vez que no caso dos negócios sociais as lógicas de mercado dão sustentação para que seja possível alcançar o benefício social. No entanto, dada essa dualidade e contraste aparente essas organizações precisam reforçar seu esforço de sensegiving para suas narrativas com a finalidade de auxiliar na compreensão de seus públicos para o entendimento de sua estratégia.

Intuitive? Deliberative? The relation between cognitive style and internationalization in SMEs

Congresso / Eventos
Gabrielle Ribeiro Rodrigues Silva; Karina de Déa Roglio; Gustavo Abib; Leandro Bonfim
AIB-LAT - 7th Annual Conference - Academy of International Business - Chapter Latin America

International Business and Institutions: Case Study in an Emerging Economy

Congresso / Eventos
STOCKER, F. ; ABIB, G. ; DINIZ, A. G. ; PRATES, R. C.
AIB-LAT - 7th Annual Conference - Academy of International Business - Chapter Latin America

Internacionalização de Born Globals: análise do contexto das cervejarias artesanais brasileiras

Congresso / Eventos
Fabrício Stocker; Gustavo Abib
3Es - VIII ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA

Neste estudo objetivou-se compreender o processo de internacionalização em Born Globals de origem brasileira. Para tanto, o setor da indústria de bebidas, mais especificamente de cervejas, foi escolhido em razão de ser altamente competitivo, e mesmo nesse cenário, microcervejarias artesanais brasileiras vem se destacando e competindo no mercado nacional e internacional. Adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, com uso da estratégia de estudo de casos múltiplos, e para isso foram selecionadas 7 microcervejarias com relevância e destaque nacional. Como análise e discussão dos resultados, foi possível caracterizar o processo de internacionalização das empresas, motivadas pelo background e experiência internacional dos seus fundadores, utilizando estratégias para entrada no mercado internacional, como a participação em festivais internacionais, produções colaborativas com cervejarias estrangeiras, resultado do fortalecimento dos networks, e atividades de exportação e importação. Por fim, são apresentadas as contribuições teóricas do trabalho bem como as sugestões de futuras pesquisas.

Institutional logics and the decision-making process of adopting corporate governance at a cooperative organization

Periódico
Maísa Gomide Teixeira; Karina De Déa Roglio; Rosilene Marcon
Journal of Management & Governance

We aim to investigate the decision process leading to the adoption of corporate governance practice at a cooperative. This paper expands current knowledge by presenting the institutional logics approach as a complement to decision-making process studies. Literature on the decision process grounds the investigation, supported by corporate governance and agency theory. We draw on oral history for collecting and analyzing data from documents, observation and interviews related to the decision process. A total of 19 interviews were conducted with members and employees of the cooperative. We used the Atlas TI software to organize the data and then subjected them to content analysis, based on the historical analytical method. By demonstrating how logics are a basis for the adoption decision, the paper provides evidence of how hybridization operates as a mechanism for balancing actors’ demands in response to contrasting institutional pressures or expectations. In addition, we provide recommendations to management with respect to corporate governance decisions.

Exploring Emerging Market SMEs? Risk Perception on Internationalization: The Role of Firm Profile, Managers? Cognitive Characteristics, and Entry Mode

Congresso / Eventos
Leandro Bonfim; Gabrielle Ribeiro Rodrigues Silva; Paulo Henrique Muller Prado; Gustavo Abib
Academy of International Business - AIB 2017 - Dubai Conference

Estratégia como Prática Social: Principais Discussões

Congresso / Eventos
Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior; Nagila Giovana Silva Vilela
II Simpósio de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - UEM

Os debates e reflexões gerados pelos estudos relacionados à perspectiva teórica da estratégia como prática social vêm contribuindo no desenvolvimento dos estudos da estratégia no campo organizacional. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é analisar as principais discussões a respeito da estratégia como prática em relação ao fenômeno da estratégia e, para isso, foram trazidos argumentos dos principais autores que tem estudado e contribuído para o progresso da temática. Ao final são apresentados alguns cuidados necessários que devem ser levados em consideração tendo em mente os desafios e dificuldades existentes no desenvolvimento de estudos sobre estratégia como prática social, ainda entendida como uma abordagem recente no campo de estudos estratégicos.

Preciso Demitir e Agora...? Uma Investigação sobre o Processo Decisório de Demissões realizadas por Corte de Custos e Desinvestimento nas Organizações Brasileiras

Congresso / Eventos
Eduardo Villar; Carolina de Souza Walger; Gustavo Abib; Karina De Déa Roglio
XL Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração - EnANPAD

O Risco e a Internacionalização sob a Ótica dos Gestores de Exportadoras Paranaenses

Congresso / Eventos
SILVA, Gabrielle Ribeiro Rodrigues; ABIB, Gustavo; FREGA, José Roberto
XL EnANPAD - Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2016, Costa do Sauípe - BA
O risco é um fator relevante em vários níveis de atividade internacional, seja no ingresso a novos mercados ou na mudança de estratégia. Embora haja estudos identificando os riscos no processo de internacionalização, são raras as pesquisas que avaliam quais riscos efetivamente são considerados pelos gestores. Ainda, a percepção de risco pode auxiliar a explicar o comportamento internacional. O objetivo deste estudo é identificar qual a relação entre as características sociodemográficas e cognitivas dos gestores e sua percepção de risco no grau de internacionalização das exportadoras paranaenses. Para responder ao objetivo foi realizada de uma survey com 176 empresas e utilizou-se a modelagem de equações estruturais (SEM) como técnica estatística. Buscou-se assim, contribuir com a perspectiva comportamental de internacionalização e para o entendimento de como os riscos, percebidos pelos gestores por meio da influência de suas características, afetam o grau de internacionalização. Os resultados indicam que embora algumas das relações do modelo proposto e algumas das hipóteses inferidas a partir da literatura não foram sustentadas, ainda pode-se afirmar que as características dos gestores possuem uma relação com sua percepção de risco e, consequentemente, internacionalização das organizações.

Institutional logics and the decision-making process of adopting corporate governance at a cooperative organization

Periódico
Maísa Gomide Teixeira; Karina De Déa Roglio; Rosilene Marcon
Journal of Management & Governance (2016)

We aim to investigate the decision process leading to the adoption of corporate governance practice at a cooperative. This paper expands current knowledge by presenting the institutional logics approach as a complement to decision-making process studies. Literature on the decision process grounds the investigation, supported by corporate governance and agency theory. We draw on oral history for collecting and analyzing data from documents, observation and interviews related to the decision process. A total of 19 interviews were conducted with members and employees of the cooperative. We used the Atlas TI software to organize the data and then subjected them to content analysis, based on the historical analytical method. By demonstrating how logics are a basis for the adoption decision, the paper provides evidence of how hybridization operates as a mechanism for balancing actors’ demands in response to contrasting institutional pressures or expectations. In addition, we provide recommendations to management with respect to corporate governance decisions.

Palavras-chave/ Key words

Institutional logics Decision-making process Corporate governance Organizational institutionalism Practice adoption

HR managers? decision-making processes: A reflective practice's analysis

Periódico
Carolina de Souza Walger; Karina De Déa Roglio; Gustavo Abib.
Management Research Review, v. 39, p. 1-26, 2016

Purpose
Purpose: Human resources (HR) department managers play an important role in the processes of defining and implementing organizational strategies. From this perspective, decisions made by HR managers directly influence organizations’ competitiveness. There is a gap in the literature related to decision-making processes by these managers, particularly with respect to the subjective elements involved in them. This article’s purpose is to analyze HR managers’ strategic decision-making processes from the perspective of reflective practice.

Design/methodology/approach
Design/methodology/approach: A qualitative study was conducted based on an analysis of five HR department managers’ strategic decision-making processes.

Findings
Findings: The results indicate that (i) reflection-in-action is one possibility for narrowing the gap between action and reflection in management practice, as this could contribute to improving strategic decisions; (ii) HR managers’ decisions are delimited by internal and external organizational issues; and (iii) these decisions involve intensive information-sharing.

Research limitations/implications
The results of this research contribute to extend the existing knowledge on reflection, one of the subjective elements that influences decision-making processes, and which has been identified as a subject in need of research by several authors (e. g. Eisenhardt & Zbaracki, 1992; Hambrick, 2007; Langley et al., 1995; Nutt, 2010).

Practical implications
A better understanding of HR managers’ decision-making processes, particularly in the Brazilian context, which other organizations can use as examples of alternative choices for HR departments strategic management. For managers, reflection-in-action facilitates an effective decision-making process, increases self-knowledge, contributes to the processes of individual and organizational learning and improves managers’ global overview of their organizations.

Originality/value
Originality/value: These results represent a development in understanding one of the subjective elements of HR department managers’ decision-making processes – reflection – and should help to improve the results of strategic decisions by these managers and by managers of other organizational departments.

Gestão de recursos humanos na administração pública: um estudo de caso no Governo Estadual de Mato Grosso

Periódico
Joelson Obregão Matoso; Diego M. Coraiola; Karina De Déa Roglio
Revista Gestão & Regionalidade

O objetivo deste artigo é avaliar a percepção de servidores públicos quanto à qualidade dos papéis desempenhados pelaárea de Recursos Humanos (RH). Para tanto foi realizada uma pesquisa descritiva do tipo survey com 332 servidores dasáreas meio do Governo Estadual de Mato Grosso. Os dados foram coletados em período único e avaliados com medidasde estatística descritiva e análise de variância. A análise dos dados indica que não existem diferenças significativas entre asmédias de avaliação dos papéis de RH no Governo Estadual de Mato Grosso e as médias encontradas pelas pesquisas realizadasem empresas privadas. Os resultados mostram a necessidade do RH de estabelecer uma maior coerência entre a suaautoimagem e as expectativas e necessidades dos servidores com relação aos serviços prestados pela área.

Estilo de Tomada de Decisão de Proprietários de Micro e Pequenas Empresas

Periódico
Janaina Sousa Loureiro Passos; Natália Rese; Jane Mendes; Simone Ramos
REVISE - Revista de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis

O estudo do processo decisório é apontado como parte indispensável do esforço para a compreensão da estratégia e comportamento organizacional. Porém, o campo de pesquisa é composto, predominantemente, de estudos considerando gestores de grandes organizações, em detrimento de organizações menores ou empreendedores (VERMEULEN; CURŞEU, 2008). A revisão de literatura realizada aponta que o processo decisório em empresas de menor porte apresenta peculiaridades, como por exemplo, maior relevância do decisor principal. Frente a isto foi delimitado como objetivo para este artigo compreender o estilo de tomada de decisão de proprietários de micro e pequenas empresas. Para responder a esta problemática foi realizada uma survey com 94 proprietários, com base em instrumento desenvolvido por Gibcus, Vermeulen e De Jong (2009), para levantamento do estilo decisório de gestores. Os principais resultados são a descrição das características do processo decisório em tais organizações e o delineamento de quatro estilos de tomada de decisão. Os estilos de tomada de decisão identificados (Planejadores, Adaptadores, Audaciosos e Ponderadores) diferem entre si em relação ao risco enfrentado, natureza da decisão, participação de terceiros, busca de informações e geração de alternativas. Adicionalmente são traçadas recomendações de pesquisas futuras.

Dismissal Decision-Making: the Hierarchy of Dismissal Criteria in the Perspective of the Managers

Congresso / Eventos
STOCKER, F.; VILLAR, E. G. ; ROGLIO, K. D. ; ABIB, G. ; PECORA JUNIOR, J. E
XL EnANPAD - Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2016, Costa do Sauípe - BA

This article aims at identifying the hierarchy of criteria in the dismissal decision-making in the perspective of the managers. On the literature review, seven criteria more frequently mentioned in dismissal decisions were identified. The fieldwork consisted in a survey with 385 managers and human resource professionals. For data analysis, the rational ranking and the multi-criteria method Analytic Hierarchy Process – AHP were used. The results indicated that the commitment, performance records and trust have greater impact on the dismissal decision, whereas the criteria interpersonal relationship, growth potential and professional experience are classified as secondary criteria. The criterion of personal situation had little relevance in the dismissal decisions. The main contributions of these results are: expansion of knowledge about decisions of dismissal, a scarce subject in the strategic management of human resources literature, despite its growing relevance while organizational practice; possibility of giving more transparency to decisions of dismissal of employees, inasmuch as the criteria used for the choice are learned, as well as the relevance assigned to each one; comparing and understanding the cognitive styles and profiles of the respondents based on the AHP method; application of AHP method in field research with large samples.

Keywords: Decision-making; Dismissal; Hierarchy of dismissal criteria; AHP.

Decision-making as a Social Practice: Contributions of the Strategy-as-Practice for Decision Process.

Congresso / Eventos
VILLAR, E. G. ; WALGER, C. S. ; ABIB, G. ; ROGLIO, K. D.
European Academy of Management, 2016, Paris. Euram 2016. Paris: Euram, 2016. v. 1. p. 1-21.

Aspects and impacts of the institutional environment in fostering the internationalization process - case of APEX-Brasil

Congresso / Eventos
STOCKER, F.; DINIZ, A. G. ; PRATES, R. C.
6th LAEMOS LATIN AMERICAN AND EUROPEAN MEETING ON ORGANIZATION STUDIES: Chile, 2016

Análise do Constructo Decisão Estratégica a partir de um Esquema de Classificação Multidimensional do Fenômeno

Periódico
Eduardo Guedes Villar; Queila Regina Souza Matitz; Karina De Déa Roglio
Future Studies Research Journal

O objetivo deste trabalho consiste em ampliar a compreensão das potencialidades e limitações relacionadas ao uso do constructo decisão estratégica, a partir de uma análise multidimensional do fenômeno. Metodologicamente, além do levantamento bibliográfico utilizado para a construção do referencial teórico, foi desenvolvido um esquema de classificação multidimensional do constructo decisão estratégica pode meio da análise categorial temática de conteúdo realizada em um corpus textual formado por artigos selecionados a partir da literatura da área. Finalmente, a partir da descrição e análise das dimensões propostas – estrutura da decisão, importância da decisão, dificuldade da decisão, interação com outras decisões, participação na decisão e efetividade da decisão – foram discutidas aplicações do esquema de classificação multidimensional do constructo decisão estratégica sob o ponto de vista (i) das formas de conceituação e operacionalização do fenômeno e (ii) da construção de tipologias de decisão estratégica. Incluem-se, entre as principais contribuições do esquema proposto, seu potencial em termos de: (i) esclarecimento de limitações relacionadas às formas tradicionais de conceituação e de operacionalização do constructo decisão estratégica em pesquisas da área; (ii) desenvolvimento de novos conceitos de decisão estratégica de natureza multidimensional; (iii) integração entre as perspectivas de conteúdo e de processo estratégico; (iv) desenvolvimento de novas possibilidades de desenhos de pesquisa com foco na decisão estratégica e em processo decisório estratégico; (v) desenvolvimento de novas tipologias de decisão estratégica.

“Jogo” ou “Blefe”: uma discussão sobre as respostas estratégicas frente à complexidade organizacional

Congresso / Eventos
RESE, N; SALVADOR, D.W; ARAÚJO, L. G.
XL EnANPAD - Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2016, Costa do Sauípe - BA

O artigo constitui-se em um ensaio teórico que sintetiza um argumento de pesquisa relacionado a aproximação entre a perspectiva da estratégia como prática social e o institucionalismo organizacional. Entendendo que as narrativas carregam elementos de características institucionais e também balizam o desenvolvimento das práticas organizacionais, o argumento que se desenvolve é que uma possível aproximação entre essas duas perspectivas pode se dar sob o “tabuleiro da linguagem”. Para desenvolver a proposta, o objetivo delineado para o trabalho foi: discutir que tipo de respostas estratégicas são delineadas pelas organizações híbridas frente à complexidade organizacional gerada pela tensão das lógicas institucionais dissonantes. A principal contribuição do artigo está relacionada à possibilidade de endereçar o olhar e a discussão para o entendimento de organizações que se manifestam cada vez mais plurais, complexas e configuram-se sob um hibridismo sob o qual as perspectivas teóricas tradicionais têm endereçado um olhar demasiado reducionista.

Times Virtuais e o Processo de Alinhamento Estratégico entre TI e Negócios

Tese / Dissertação
Gracyele Furbringer, Gustavo Abib.
Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015

Por três décadas, os executivos de TI têm identificado o alinhamento estratégico como uma das principais questões de gestão e uma prioridade para as organizações. O alinhamento estratégico entre a TI e o negócio é investigado nessa pesquisa com o foco na sua dimensão social. O contexto desta investigação repousa nos times virtuais, entendidos aqui como uma estrutura de apoio para executar as estratégias do negócio. Ao investigar o processo do alinhamento estratégico nos times virtuais, foram consideradas as especificidades desta estrutura e do seu ambiente, pois influem no processo de gestão que por sua vez está inter-relacionado ao alinhamento. Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar a influência dos times virtuais no processo de alinhamento estratégico entre TI e negócios com foco na dimensão social. Para alcançar este objetivo a pesquisa de campo realizou-se por meio de um estudo de caso único e em profundidade, descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando entrevistas e dados secundários em três times virtuais de uma mesma empresa. Como principais resultados, constatou-se que os times virtuais favorecem o processo de alinhamento estratégico, na execução da estratégia, substanciada pelos processos fortemente estruturados que melhoraram o relacionamento inter-pessoal, a comunicação, a colaboração e entendimento compartilhado em conjunto com a adequação à tecnologia de informação avançada que suporta e media as práticas do time.

 

Palavras-chave: Alinhamento Estratégico; Times Virtuais; Estruturação.

The Influences of Institutional Logics Dynamics on Organizational History: the Case of Veiling Holambra Cooperative

Periódico
Maísa Gomide Teixeira; Karina De Déa Roglio
Brazilian Business Review, v.12, n.1, 2015.

The objective of this paper is to analyze the influences of institutional logics dynamics on the decisions about structural changes adopted by an agricultural cooperative. The literature review was based on the concept of institutional logics and on some peculiarities of the administration of cooperative organizations. We argue that these organizations are hybrids and, as such, report to institutional complexity adopting practices and beliefs consistent with characteristics of more than one institutional logic. In this sense, we draw upon an empirical study, based on a qualitative case study and oral history at Veiling Holambra Cooperative. The field work relied on semi structured interviews, non-participant observations and document analysis. Thus it was possible to identify in the history of the cooperative, from 1948 to 2011, elements that relate to different institutional logics. The paper reinforces logics as non- excludent and contributes for a better understanding of the hybridism phenomenon in organizations. Furthermore, it provides conditions for organizations to revaluate the apparent contradiction between practices with a social purpose and market oriented practices.

 

Palavras-chave/ Key words

Organizational institutionalism. Institutionallogics. Cooperatives. Hybridism.

Processo Decisório como Prática Social: As Contribuições da Estratégia como Prática para os Estudos de Processo Decisório.

Congresso / Eventos
VILLAR, E. G. ; WALGER, C. S. ; ABIB, G. ; ROGLIO, K. D.
ENaNPAD, 2015, Belo Horizonte. Anais do XXXIX EnANPAD, 2015.

Processo Decisório como Prática Social: As Contribuições da Estratégia como Prática para os Estudos de Processo Decisório

Congresso / Eventos
VILLAR, E.G. ; WALGER, C. S. ; ABIB, G. ; ROGLIO, K. D.
ENaNPAD, 2015, 2015, Belo Horizonte. Anais do XXXIX EnANPAD, 2015

Percepção de Riscos na Internacionalização: Estudo de Caso do Setor Alimentício.

Congresso / Eventos
SILVA, G. R. R. ; RAMOS, S. C. ; ABIB, G. ; Roglio, K. D.
XXXIX Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2015, Belo Horizonte. Percepção de Riscos na Internacionalização: Estudo de Caso do Setor Alimentício, 2015. v. 1. p. 1-16.

O vir a ser da estratégia: a história de como a estratégia torna-se uma prática social.

Congresso / Eventos
KUABARA, F. H. S. ; RESE, Natália ; VILLAR, E. G. ; FERREIRA, J. M. .
EnANPAD, 2015, Belo Horizonte. XXXIX EnANPAD, 2015.

O Processo Decisório de Demissão em Duas Montadoras Automobilísticas na Região Metropolitana de Curitiba

Tese / Dissertação
Raquel Karkle Beltrán, Karina de Déa Roglio.
Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015.

Essa pesquisa investiga o processo decisório de demissão em duas empresas multinacionais do ramo automobilístico na Região Metropolitana de Curitiba – PR. O objetivo principal deste estudo é compreender o processo decisório de demissão segundo a perspectiva dos gestores na indústria automotiva, com a finalidade de identificar quais são os critérios considerados mais importantes para os gestores, quando do processo decisório de demissão. A metodologia utilizada foi a mista sequencial: na fase quantitativa os dados foram coletados utilizando-se o método matemático de hierarquização de critérios AnalyticHierarchyProcess (AHP) e os resultados foram calculados por meio do software TransparentChoice. Além dele, utilizou-se um sistema de atribuição de notas, onde cada gestor deu uma nota para cada critério de acordo com sua perspectiva subjetiva. Na segunda fase da investigação, realizaram-se entrevistas com cada um dos gestores a fim de colher mais dados sobre a tomada de decisão de demissões e sobre os critérios utilizados. A partir de 7 categorias de critérios (confiança, histórico de desempenho, potencial de crescimento, situação pessoal, relacionamento interpessoal, comprometimento, experiência profissional), foi possível classificar quais elementos são considerados os mais importantes para cada gestor, bem como calcular a média do grau de importância atribuído aos critérios pelo conjunto dos 13 gestores participantes da pesquisa. Além disso, foram feitas análises de congruência entre os resultados relativos às notas e aos valores atribuídos via AHP a cada um dos critérios. Comparou-se também os resultados de ambas as fases, quantitativa e qualitativa. A partir dessas análises, foi possível levantar o perfil de cada gestor, e de modo geral, a forma de atuar dessas empresas durante o processo decisório de demissão. As duas empresas demonstraram semelhança acentuada na maneira com que seus gestores decidem sobre as demissões. Os resultados de ambas as análises (quantitativa e qualitativa) no geral, coicidiram. A confiança foi o critério eleito como sendo o mais importante, seguida do comprometimento e do histórico de desempenho e o critério de menor relevância foi claramente considerado a situação pessoal. O relacionamento interpessoal também recebeu importância relativa na média geral, sendo o potencial de crescimento e a experiência profissional considerados bem menos importantes. Na comparação da análise objetiva com a subjetiva, a congruência dos pesos atribuídos aos critérios foi parcial. Observou-se diversas discrepâncias entre os valores seguidos por cada um dos gestores de uma mesma empresa, demonstrando que as decisões de demissão não seguem um padrão único. A contribuição desse estudo poderá ser relevante para: (1) levar um feedback às empresas investigadas; (2) ofertar ao campo uma visão específica acerca do processo decisório demissional em duas empresas automobilísticas da Região de Curitiba-PR, o qual poderá também somar-se aos poucos estudos existentes sobre o tema atualmente.

 

Palavras-chave: Processo decisório. Demissão. AnalyticHierarchyProcess (AHP). Montadora automobilística.

O Papel do Consultor no Processo de Alinhamento Estratégico

Periódico
Gustavo Abib, Norberto Hoppen
Revista de Administração Contemporânea. vol.19 no.5 Curitiba set./out. 2015

O Alinhamento Estratégico (AE) entre a Tecnologia de Informação (TI) e os negócios continua sendo uma prioridade para os gestores, conforme estudos recentemente realizados em vários países. Contudo, como constataram outras pesquisas feitas sobre o tema, o AE não parece ser um processo prioritário e eficaz de planejamento e gestão no dia a dia da TI nas empresas. Também, com frequência, verifica-se a ação de consultores externos no desenvolvimento e na implementação de ferramentas de TI nas empresas, tanto para uso estratégico, como operacional. O papel do consultor no processo de AE é pouco enfatizado nas pesquisas. Considerando a importância da sua atuação na área de TI, este trabalho propõe a discussão do papel do consultor no processo de AE. Para tanto, foi analisada a implantação de um portal corporativo de natureza estratégica em uma empresa transnacional de grande porte. Neste estudo de caso longitudinal, adotaram-se observação participante e entrevistas semiestruturadas como principais estratégias para a coleta dos dados. Dentre os resultados obtidos, destacam-se o complexo papel do consultor, baseado em habilidades técnicas e sociopolíticas e, em especial, as necessidades de compartilhamento de conhecimentos. Evidenciaram-se, também, competências do consultor para tornar o seu papel mais efetivo no processo de AE.

Palavras-chave/ Key words

alinhamento estratégico; tecnologia de informação; ator social; consultor externo

O Modelo de Negócio como Artefato Visual para a Construção de Sentido nas Organizações: um diálogo entre diferentes abordagens.

Congresso / Eventos
ROSA, R. A. ; PINHEIRO JUNIOR, L. P. ; RESE, Natália ; MAY, M. R.
VII Encontro de Estudos em Estratégia, 2015, Brasília. VII Encontro de Estudos em Estratégia, 2015.

Macrocognição no Processo Decisório de Empreendedores Experts

Tese / Dissertação
Simone Cristina Ramos, Karina de Déa Róglio
Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015

Resumo:

O processo decisório em empreendedorismo é uma relevante área de pesquisa, dada a importância da atividade empreendedora para o desenvolvimento econômico e social, e o entendimento de que a tomada de decisão afeta a sobrevivência das organizações. Frente à percepção de que os paradigmas centrais do campo sobre decisão, advindos predominantemente das teorias econômicas e calcados na racionalidade do decisor, pouco auxiliam no contexto empreendedor, autores recomendam ações para o desenvolvimento do campo. Dentre elas estão a necessidade de desenvolvimento de modelos aderentes ao processo empreendedor, e entendimento da cognição deste ator social. Visando atender tais recomendações foi delineado como objetivo geral desta tese compreender as funções e processos macrocognitivos associados ao processo decisório de empreendedores experts. A formulação do objetivo foi redigida em acordo com a lente teórica escolhida: a corrente naturalisticdecisionmaking. Nesta orientação o estudo do processo decisório demanda a compreensão dos processos e funções macrocognitivas que permitem ao decisor encontrar soluções em situações desafiadoras, caracterizadas pela alta pressão e risco, múltiplos objetivos e incerteza relevante. A pesquisa realizada pode ser caracterizada como qualitativa básica, com coleta de dados pelo método de decisão crítica e construção dos resultados por análise de conteúdo. A amostra foi propositada, com definição da quantidade de participantes por saturação teórica. Os seis empreendedores participantes tem mais de dez anos de experiência e alcançaram o crescimento ou sobrevivência de seu empreendimento em contextos de intensa competição. Os resultados indicam a existência de quatro funções macrocognitivas nos momentos críticos de tomada de decisão: i) a detecção de problemas permite a construção do entendimento se um curso de ação se afasta do esperado; ii) a tomada de decisão, caracterizada como o comprometimento com um curso de ação, ocorre por adesão a alternativa única ou por avaliação sequencial de alternativas; iii) a coordenação é associada ao esforço necessário para alinhar o comportamento de toda a equipe ao curso de ações escolhido; e iv) o planejamento incremental revela que o empreendedor constrói seu plano com a ideia de que ele será constante avaliado e reformulado. Para apoiar tais funções, quatro processos são mobilizados: gestão da atenção, simulação mental, desenvolvimento de modelos mentais e sensegiving. Este conjunto de processos subsidia o entendimento de que a cognição do empreendedor em momentos críticos de tomada de decisão guarda forte relação com a construção de histórias e outros elementos simbólicos, sem presença significativa de raciocínios quantitativos. Quatro elementos substantivos tem conexão com as funções e processos macrocognitivos. As fontes de informação são relacionadas à detecção de problemas, tomada de decisão e planejamento incremental. Os artefatos cognitivos apoiam a coordenação. Os valores e conteúdo emocional tem seu papel na tomada de decisão. Os valores são parâmetros estáveis para a construção, avaliação e descarte de alternativas. O conteúdo emocional promove a procrastinação ou engajamento com um curso de ação. É possível associar contribuições teóricas e empíricas ao trabalho realizado. Para a compreensão do empreendedorismo os aportes são um modelo de processo decisório mais aderente ao fenômeno e incremento da descrição da cognição deste ator. Para a NDM tem-se o reforço da base de evidências empíricas da corrente e o acréscimo do processo de sensegiving e dos elementos substantivos ao modelo da macrocognição. No campo de estudos sobre processos decisórios em organizações as contribuições são incremento da base teórica e metodológica, ao mostrar a viabilidade de condução de investigação com aparato advindo da ciência militar. Ao final do trabalho pesquisas futuras são recomendadas.

 

Palavras-chave: Processo Decisório. Empreendedorismo. NaturalisticDecisionMaking.

Influências de Valores Pessoais de Gestores Estratégicos no Processo Decisório Organizacional

Tese / Dissertação
Nicole Maccali, Karina de Déa Roglio
Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015.

Resumo:

O processo decisório vem sendo foco nos estudos de processo estratégico nos últimos 40 anos, onde grande parte desses estudos descrevem o processo como uma seqüência de passos ou fases (PAPADAKIS; BARWISE, 2002). Estudos das últimas décadas sugerem que o foco singular sobre o processo de decisão racional precisa dar vistas para outros pontos importantes da influência do gestor sobre as decisões organizacionais. As agendas de pesquisas sugerem estudos com foco nas características psicológicas dos executivos (FINKELSTEIN; HAMBRICK; CANNELLA, 2009, CHIN, HAMBRICK, TREVIÑO, 2013). Com base nessas agendas, este estudo propõe-se a investigar o processo decisório tendo como perspectiva os valores pessoais que influenciam de modo subjetivo as decisões organizacionais realizadas por gestores estratégicos, conceituados neste trabalho como os indivíduos integrantes de diretorias organizacionais e que são responsáveis por tomar decisões estratégicas entendidas como decisões que têm um impacto significativo nas organizações (CHILD; ELBANNA; RODRIGUES, 2010). Buscou-se assim, compreender de que maneira esses valores influenciaram nas decisões organizacionais, sendo estas as unidades de análise da investigação realizada. Rokeach (1973) define valores como a crença em um modo de conduta ou estado definitivo de existência pessoal ou socialmente aceito. Para o autor, os valores não se manifestam isoladamente, mas se relacionam entre si e se constituem em sistemas de valores que são classificados pelo individuo em uma ordem de importância. Segundo Hambrick e Mason (1984, p. 195), os valores são “princípios que ordenam as conseqüências ou alternativas de acordo com [a própria] preferência” do executivo. Os valores pessoais foram identificados tendo como base a tipologia proposta por Hambrick e Brandon (1988), fundamentada nas propostas de England (1967), Allport-Vernon-Lindzey (1970), Rokeach (1973) e Hofstede (1980), na qual os autores propõem seis dimensões de valores: a) coletivismo (valorização da plenitude humana, dos sistemas sociais); b) dever (relacionado a obrigações e lealdade); c) racionalidade (decisões e ações sem emoção, baseadas em fatos); d) Inovação (mudanças nos valores, abertura ao novo); e) materialismo (relacionada a riqueza de valor e posses); e f) poder (valorização do controle das situações e das pessoas). A pesquisa, de abordagem metodológica qualitativa, combinou narrativas biográficas, entrevistas e análise de documentos, utilizando-se de aspectos do método história de vida como lente na coleta e análise dos dados de 4 (quatro) gestores estratégicos. Nas análises buscou-se demonstrar as influências dos valores pessoais de cada gestor nas decisões organizacionais ao longo de sua trajetória, evidenciando-se as subjetividades presentes em uma tomada de decisão.

 

Palavras-chave: processo decisório organizacional, gestor estratégico, valores pessoais, decisão.

Governance As Practice: Contributions to the Concept of Governance from the Perspective of Social Practice

Periódico
Natália Rese; Sergio Bulgacov; Jane Mendes Ferreira
Business Management Review (BMR) V|4|N|7| February | 2015

The objective of this theoretical essay is to discuss the concept of governance in its different spectra, and to propose a discussion from the perspective of social practice. Consequently, it comprises an introduction that presents the objectives of the article, a review of the major works discussing the issue of governance, and a return to the perspective of social practice, from the theory of structuration understanding presented by Giddens (2003) placed into the discussion of strategy as social practice; finally, the understanding of governance-as-practice is proposed, and a perspective of governance under the gaze of social practice is adopted, concluding with some final considerations that present reflections for future developments. The essay points to the understanding that the  concept  of  governance  should  be  seen  apart  from  its  positive  and  normative  nature,  from  a multilevel perspective which deals with the complexity of the organizational phenomenon and its constitutive relations.

Palavras-chave/ Key words

Keywords: Strategy, Strategy as Social Practice, Governance, Structuration, Social Practices

Gestão do Risco no Processo de Internacionalização de Empresas Paranaenses da Indústria Brasileira de Software e Serviços

Tese / Dissertação
Pedro Braga Sotomaior Karam, Gustavo Abib.
Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015.

Resumo:

Embora vinculado ao capitalismo desde seu nascimento, o risco ainda encontra resistência para sua efetiva inserção no planejamento estratégico das organizações. Crises econômicas globais em décadas recentes despertam a atenção para o tema, estimulando práticas integradas de gestão; entretanto, o fenômeno ainda é, em geral, pouco abordado no mundo corporativo e acadêmico. Especificamente sobre a internacionalização de empresas, considerado um processo estratégico complexo e sujeito a diversas fontes de instabilidade ambiental em escala global, a gestão dos riscos torna-se ainda mais relevante para o desempenho organizacional. Convergente com a temática, este estudo explora a gestão de riscos no processo de internacionalização de empresas paranaenses da indústria brasileira de software e serviços, mediante investigação qualitativa em três organizações distintas, cada qual com modo específico de inserção – via exportação, licenciamento e investimento estrangeiro direto (greenfieldinvestment). Dados foram coletados via entrevista semiestruturada com dirigentes do nível estratégico das organizações, participantes da internacionalização, assim como via documental e observação não participante. As análises dos dados forneceram elementos que, em conjunto e na visão do pesquisador, possibilitaram a identificação de padrões – ainda que restritos ao objeto investigado. Foram identificados três fatores determinantes sobre a evidenciação de riscos nos processos analisados: i) experiência gerencial; ii) estrutura do mercado; e iii) características específicas do setor de serviços. Com relação às características da gestão do risco na internacionalização, três elementos puderam ser evidenciados: i) em geral o processo é qualificado como informal; ii) arbitrário; e iii) de tendência heurística. Os padrões identificados empiricamente foram comparados com as recomendações da literatura acadêmica, possibilitando paralelo entre a prática e a teoria. Finalmente, sugestões de pesquisas foram elaboradas, assim como alertas sobre a rotinização de eventos imprevisíveis.

 

Palavras-chave: risco, gestão do risco, estratégia, internacionalização, indústria brasileira de software e serviços.

Enhancing the Strategic Decision-Making Process: Unintended Consequences as a Source of Learning

Periódico
Lucia Helena Martins da Silva; Karina De Déa Roglio
Latin American Business Review, V.16, I. 1, 2015

Uma prática disseminada em muitas organizações é salientar histórias de sucesso, geralmente conhecidas como as melhores práticas em gestão de negócios, com a intenção de ajudar os gestores a tomar decisões eficazes, fundamentadas em determinantes divulgados sobre organizações de muito sucesso. Considerando que os gestores enfrentam o desafio contínuo de tomar decisões em um ambiente cada vez mais complexo, instável e imprevisível—o que ficou mais evidente na crise econômica de 2008 – argumentamos que essas melhores práticas têm consequências não intencionais, tais como o potencial de estimular o aprendizado. Na busca de evidências que embasassem tal argumento fizemos uma revisão na literatura sobre processos decisórios e suas consequências não intencionais, e identificamos elementos psicológicos individuais que podem influenciar o aprendizado a partir dessas consequências, a saber: processos cognitivos, fenômenos ligados à atenção e atitudes de defesa. Com essa base teórica elaboramos um estudo empírico com cinco tomadores de decisões estratégicas da subsidiária brasileira de uma das maiores organizações bancária e financeira do mundo. Esperamos que, entendendo os elementos psicológicos que costumam bloquear as oportunidades de aprendizado decorrente de consequências não intencionais, aqueles que tomam decisões possam evitar tais consequências não intencionais e usar o aprendizado para a melhoria do processo decisório.

Palavras-chave/ Key words

Processo decisório; aprendizagem; consequências não-intencionais

Cultura Organizacional em um contexto internacional: análise das diferenças multiculturais de Times Virtuais em uma Multinacional de T.I.

Congresso / Eventos
STOCKER, F.; FURBINGER, G. V. ; LOURENCO, M. L. ; ABIB, G. .
: XVIII - SEMEAD - Seminário em Administração da FEA/USP, 2015, São Paulo-SP. XVIII SEMEAD, 2015.

Competitive Advantage of a Franchisee in the Software Market: The Case of Totvs

Periódico
Joelson Obregão Matoso; Gustavo Abib
JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management, Vol. 12, No. 3, Sept/Dec., 2015 pp. 627-646

In highly competitive technology markets, such as the market in whichEnterprise Resource Management (ERP) service providers do business, it hasbecome of fundamental importance to understand the factors that createcompetitive advantages. This paper presents the support from the theoreticalframeworks offered by the Resource-based View (RBV) and the Market-basedView (MBV) to attempt to explain the competitive advantage held by TotvsCuritiba, a franchise of Totvs, which in turn is a Brazilian company that is aarket leader in ERP service provision. In methodological terms, this is a CaseStudy for which data was collected during interviews and by observation andreview of secondary documentary sources. The results suggest that thefranchise’s market-leading position was built on a relationship, which isidentifiable in the results of this study, between the strategies adopted,resources controlled and competences developed.

Palavras-chave/ Key words: Resources, Organizational Competences, Strategy, Competitive advantage, Software market.

Características e Conteúdo do Processo Decisório para Escolher uma Instituição de Ensino Superior

Periódico
Simone Cristina Ramos, Josué Alexandre Sander, Paulo Henrique Muller Prado, Karina De Déa Roglio
Business and Management Review, V. 4, N.12, 2015

O estudo do processo decisório dos indivíduos tem contribuído para o aprimoramento de organizaçõesprodutoras de bens e prestadoras de serviço. Porém, restam pouco exploradas as dimensões que compõem oconstruto decisão e seu conteúdo em situações específicas. Frente a isto, neste artigo foi delimitado o objetivode compreender as características e conteúdo do processo decisório associado à escolha da instituição deensino superior. Foi realizada uma survey com 267 respondentes e os resultados indicam a presença dediferentes tipos de decisores e três categorias de fatores relevantes para a escolha. Uma contribuição associadaa este trabalho é o entendimento de que diferentes perfis de decisores podem demandar desenhos específicos deprocessos e serviços que melhor representem seu processo de busca e processamento de informações.

Palavras-chave/ Key words

processo decisório; fatores de decisão; tipo de decisores

Balanced Scorecard e A Mitigação dos Riscos Organizacionais: Um Estudo de Múltiplos Casos

Congresso / Eventos
SILVA, Gabrielle Ribeiro Rodrigues, ABIB, Gustavo, ROGLIO, Karina de Déa
Semead, 2015 - São Paulo-SP.

O risco, inerente a qualquer atividade, está presente tanto no cotidiano individual quanto no empresarial. A literatura aponta ainda lacunas na relação entre a gestão do risco e as metodologias de análise de desempenho, aqui tratado através do Balanced Scorecard (BSC). O objetivo deste artigo repousa na verificação da relação entre o BSC e a gestão ou a mitigação dos riscos corporativos. Através de um estudo de múltiplos casos com três grandes empresas que já haviam implantado o BSC há pelo menos dois anos, buscou-se tal resposta. Apesar do risco ser administrado de maneira diferente em cada organização, verificou-se que com a adoção da metodologia do BSC possibilitou as empresas identificarem uma maior gama de riscos prováveis, potencializando assim a sua gestão. O sistema de mensuração de desempenho auxiliou a empresa a focar eventuais áreas de risco estratégicas e auxiliar a direção em um plano de ação sustentável para atenuar os riscos.

Análise de modelo de tomada de decisão de enfermeiros gerentes: uma reflexão coletiva

Periódico
Elizabete Araujo Eduardo; Aida Maris Peres; Maria de Lourdes de Almeida; Karina de DeaRoglio; Elizabeth Bernardino
Revista Brasileira de Enfermagem, 2015

Objetivo: analisar o modelo de tomada de decisão construído por enfermeiros na perspectiva das teorias da administração sobreprocesso decisório. Método: pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação, realizada de abril a junho de 2012 que, por meiode questionário semiestruturado e seminários, buscou explorar a compreensão de nove enfermeiros gerentes de um hospital públicodo sul do Brasil sobre processo decisório e a natureza da tomada de decisão. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo.Resultados: emergiram duas categorias: Situação atual de tomada de decisão, que apresentou falta de sistematização; e Construçãocoletiva do processo decisório, que enfatiza a necessidade da construção de um modelo de tomada de decisão. Conclusão: omodelo de tomada de decisão elaborado é limitado, pois não considera importantes aspectos do processo decisório: os limites daracionalidade humana e o ambiente externo e interno das organizações que interferem e determinam as decisões.

Palavras-chave/ Key words

Enfermagem; Gerenciamento da Prática Profissional; Pesquisa em Administração de Enfermagem; Competência Profissional; Técnicas de Apoio para a Decisão.

Análise da Produção Nacional sobre Processo Decisório no Período de 2004-2014

Periódico
Simone Cristina Ramos; Adriana Roseli Wünsch Takahashi; Karina De Déa Roglio
CONTEXTUS - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Vol 13 – Nº 3 – set/dez 2015.

O objetivo deste artigo é analisar as publicações nacionais sobre processo decisórioorganizacional em periódicos (A1 a B2) e eventos promovidos pela ANPAD no período de2004 a 2014. A análise dos 275 artigos indica que o tema possui pouca representatividade empublicações, com uma média de dois artigos por periódico em 11 anos. Apesar de envolverum grande número de autores (n = 556), somente 4% publicaram mais de dois artigos, e 14%da produção nacional está concentrada em sete pesquisadores. A partir dos resultados, são

traçadas recomendações como, por exemplo, a busca por maior rigor e relevância nosprocedimentos metodológicos e a formação de grupos de pesquisa estáveis, o que permitiria oamadurecimento da produção, hoje incipiente.

Palavras-chave/ Key words: Processo decisório. Decisão. Produção acadêmica.

A Relação das Características dos Gestores na Percepção do Risco na Internacionalização: uma análise nas empresas paranaenses.

Tese / Dissertação
Gabrielle Ribeiro Rodrigues Silva, Gustavo Abib.
Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015.

Resumo:

O risco é um fator relevante em vários níveis de atividade internacional, seja no ingresso a novos mercados ou a mudança de estratégia. Embora haja estudos identificando os riscos no processo de internacionalização, são raras as pesquisas que avaliam quais riscos efetivamente são considerados pelos gestores, restando inexplorada a investigação dos constructos por eles utilizados para analisá-los e ponderá-los em processos de internacionalização. Diante do exposto, este estudo objetiva analisar a relação das características sociodemográficas e cognitivas dos gestores quanto à percepção do risco no grau de internacionalização. Este estudo visa avançar nesta compreensão em torno do eixo de fatores que podem afetar o processo de internacionalização das organizações. Assim, do ponto de vista teórico, a pesquisa apresenta as seguintes contribuições: primeiro, o estudo sobre o risco se expandirá para além da tendência tradicional e é possível afirmar que estes estudos em processos de internacionalização contribuirão para a ampliação dos conhecimentos neste campo. Segundo, objetiva esclarecer os antecedentes que influenciam a percepção de risco, verificando a relação entre as características individuais dos gestores e a percepção de risco individual. E terceiro, o estudo retoma aos níveis individuais, para, então, compreender claramente a influência destes executivos na decisão pelo processo e grau de internacionalização. Para tanto, optou-se como lente teórica a teoria comportamental de internacionalização, visto que esta dissertação tem como objeto de estudo os gestores de micro, pequenas e médias exportadoras paranaenses. Realizou-se uma survey com 176 gestores. O instrumento utilizado nesta pesquisa foi organizado a partir de escalas de 5 instrumentos. A avaliação das escalas de medição foi realizada por meio de Análise Fatorial Exploratória e confirmada pela Análise Fatorial Confirmatória. Para avaliar os processos causais entre as variáveis, foi utilizado a modelagem de equações estruturais. Os resultados apresentaram algumas diferenças quando confrontados com a literatura existente. As características sociodemográficas dos gestores não afetam diretamente a percepção de risco como foi apontado anteriormente por outros estudos, mas essa relação é mediada pelo estilo cognitivo deliberativo deste gestor. Ademais, somente os estilos cognitivos, intuitivo ou deliberativo, possuem relação com a tolerância à ambiguidade, não havendo uma relação estatisticamente significante entre as características sociodemográficas e a tolerância à ambiguidade. Entretanto, como o esperado, a percepção de risco afeta o grau de internacionalização, corroborando estudos anteriores. As relações propostas pela literatura podem não ter ocorrido devido às diferenças ambientais e culturais dos outros países em que esses constructos foram analisados individualmente ou alguma de suas partes. Assim, recomenda-se futuros estudos que abordem essa relação em outras maneiras de internacionalização, ou que incluam novas variáveis no modelo, corroborando os achados deste estudo ou, ainda, contribuindo com novos esclarecimentos. O que se pode afirmar é que, de fato, as características dos gestores afetam a percepção do risco e consequentemente o grau de internacionalização da organização.

 

Palavras-chaves: Risco. Percepção do Risco. Internacionalização. Grau de Internacionalização.

The decision-making process of adopting governance: the case of a cooperative organization.

Congresso / Eventos
TEIXEIRA, M. G. ; ROGLIO, K. D. ; MARCON, R.
British Academy of Management Conference 2014, 2014, Belfast. Anais da British Academy of Management Conference 2014, 2014.

O uso estratégico de recursos e capacidades no setor hoteleiro: o caso Ritz Porto Alegre

Periódico
Paulo Hayashi Jr.; Gustavo Abib; Maria Marlene Bouscheid
PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, Vol. 12 N.o 2 págs. 315-324 2014

O Ritz Hotel de Porto Alegre (RS) é pesquisado com o intuito de tentar um melhor entendimentosobre como os recursos e capacidades possibilitam certas organizações hoteleiras competir com sucesso dentroda faixa de estratégia escolhida. A pesquisa é qualitativa, descritiva, com entrevistas semi–estruturadase observação não participante. Foram realizadas sete entrevistas no total, sendo entrevistado o dono e todosos funcionários do hotel. As principais conclusões encontradas são que os recursos de capital humano, bemcomo a cultura organizacional destacam -se como fatores competitivos e operacionais. Além disso, a redede contatos formada por antigos moradores, a internet com suas plataformas de redes sociais, assim comoórgãos públicos de difusão da rede hoteleira auxiliam na renovação de seus hóspedes.

Palavras-chave/ Key words

Hotel Ritz, Visão Baseada em Recursos, Estratégia Competitiva, Vantagem Competitiva

O processo decisório de demissão em uma empresa de auditoria.

Congresso / Eventos
BELTRAN, R. K. ; ROGLIO, K. D. ; ABIB, G.
XXXVIII ENANPAD 2014, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII ENANPAD 2014, 2014.

O papel do sensemaking nos processos de mudança nas organizações

Congresso / Eventos
CORREA, M. V. P. ; RESE, Natália ; SANDER, J. A. ; FERREIRA, J. M
VIII Encontro de Estudos Organizacionais, 2014, Gramado/RS. VIII Encontro de Estudos Organizacionais, 2014.

O papel do ator social na transformação de instituições

Congresso / Eventos
FERREIRA, J. M. ; RESE, Natália ; BARATTER, M. A. ; RITOSSA, C. M.
VIII Encontro de Estudos Organizacionais, 2014, Gramado/RS. VIII Encontro de Estudos Organizacionais, 2014.

O Método História de Vida: Desvendando a Subjetividade do Indivíduo no Estudo das Organizações

Periódico
Nicole Maccali, Luciano Minghini, Carolina de Souza Walger, Karina de Déa Roglio
RAEP Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 3 (2014).

As agendas de pesquisa em processo decisório sugerem investigações com foco nos aspectos subjetivos da tomada de decisão, como os valores e a experiência de vida do gestor. Sugerem, também, a adoção de novos métodos para explorar esse fenômeno, considerando que os métodos mais utilizados apresentam limitações no entendimento das subjetividades do indivíduo. Com base nessas agendas, no presente artigo, propõe-se a utilização do método história de vida como possibilidade metodológica para a investigação das influências dosaspectos subjetivos no processo de decisão. Como forma de evidenciar as possibilidades do método, apresenta-se um caso ilustrativo. Neste sentido, a principal contribuição deste artigo é evidenciar a possibilidade de utilização do método história de vida no estudo dos aspectos subjetivos do processo de tomada de decisão do indivíduo.

 

Palavras-chave/ Key words

método história de vida; processo de decisão; valores individuais; experiência pessoal

Naturalistic Decision Making e a Macrocognição no processo decisório de Empreendedores.

Congresso / Eventos
RAMOS, S. C. ; ROGLIO, K. D.
XXXVIII ENANPAD 2014, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII ENANPAD 2014, 2014.

La formación de Recursos Competitivos en el proceso de Internacionalización.

Congresso / Eventos
ALAVA, R. M. ; ABIB, G.
CLADEA, 2014, Barcelona. La formación de Recursos Competitivos en el proceso de Internacionalización, 2014.

Human Resource Managers: An Analysus of their Decisions-Making Process.

Congresso / Eventos
WALGER, C. S.; ROGLIO, K. D. ; ABIB, G.
British Academy of Management Conference 2014, 2014, Belfast. British Academy of Management Conference2014 Annals, 2014.

El posicionamiento estratégico de las compañías aéreas brasileñas.

Congresso / Eventos
ALAVA, R. M. ; ABIB, G. ; FONSECA, M. W.
CLADEA, 2014, Barcelona. El posicionamiento estratégico de las compañías aéreas brasileñas, 2014.

Efeito Governo e Certificação na Indústria Brasileira de Software

Periódico
Márcia Ramos May, Gustavo Abib, Pedro José Steiner Neto, José Eduardo Pécora Junior, Sergio Bulgacov
Revista de Administração FACES Journal, Vol. 13, No 2 - abril/junho 2014

Este trabalho analisa o papel do Estado brasileiro como agente influenciador das estratégias de qualidade das empresas produtoras de software no Brasil. A partir dos dados coletados entre os anos de 1995-2009, conduziu-se um estudo longitudinal quantitativo e descritivo. Foram estudadas 2.229 empresas de software. Sob a perspectiva dos fundamentos da Teoria da Agência e da Teoria dos Custos de Transação, observa-se a conscientização da necessidade de certificação no cenário internacional. A mudança significativa no perfil das empresas pôde ser observada pela adoção de modelos de certificação para o setor, em especial o MPS.BR, especificamente desenvolvidos por agências governamentais em parceria com universidades e entidades privadas. A capacitação tecnológica das empresas foi obtida por meio de subsídios e apoio governamental, como incentivo à busca da competitividade nacional e internacional.

Palavras-chave/ Key words

qualidade de software, indústria de software, certificação, MPS.BR, certificação

Contribuições da História dos Conceitos (Begriffsgeschichte) para os Estudos Organizacionais

Periódico
Fabio Vizeu, Queila Regina Souza Matitz
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, v. 1, n. 2 (2014)

O presente trabalho pretendeu ensaiar possíveis contribuições para os estudos organizacionais do método historiográfico denominado por ‘história dos conceitos’ (Begriffsgeschichte), de autoria do historiador alemão Reinhart Koselleck. Assumindo uma dimensão maior do que a pura implicação metodológica da escrita historiográfica, a Begriffsgeschichte deve ser compreendida como uma teoria da história (JASMIN, 2006; WHITE, 2002) que, além de situar o que se trata de fato a natureza daquilo que denominamos por ‘História’, também nos permite avançar na análise da própria modernidade. Diante destes aspectos, podemos demarcar a contribuição que se pretende com a adoção da perspectiva da História dos Conceitos para os estudos organizacionais. Epistemologicamente, consideramos a significativa contribuição teórica da abordagem de Koselleck, já que a teoria da história implícita naBegriffsgeschichte serve como arcabouço explicativo para a análise do fenômeno organizacional enquanto um dos mais importantes produtos históricos da modernidade. Por fim, em termos metodológicos, a Begriffsgeschichte oferece recursos para se operacionalizar pesquisas que verifiquem a real dimensão de formas discursivas específicas dentro do pensamento organizacional, formas estas que se traduzem nos conceitos fundamentais da prática organizacional e na reflexão que os acadêmicos fazem desta.

Análise do Discurso no Institucionalismo Organizacional: Possibilidades a partir do Discurso Midiático.

Congresso / Eventos
ADAMOGLU DE OLIVEIRA, S. ; RESE, Natália ; MARIA SOBRINHO, R. F.
EnANPAD, 2014, Rio de Janeiro. XXXVIII EnANPAD, 2014.

Processo Decisório: produção acadêmica no Brasil de 2000-2011.

Congresso / Eventos
RAMOS, S. C. ; TAKAHASHI, A. R. W. ; ROGLIO, K. D.
VI Encontro de Estudos em Estratégia, 2013, Bento Goncalves. Anais do VI Encontro de Estudos em Estratégia, 2013.

Processo Decisório Estratégico de Gestores da Área de Recursos Humanos sob a Perspectiva da Prática Reflexiva.

Tese / Dissertação
Carolina de Souza Walger, Karina de Déa Roglio
Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2013.

RESUMO

As decisões estratégicas figuram como elemento de estudo na área de estratégia. Essas decisões estão ligadas aos principais líderes de uma organização, portanto os gestores figuram como fonte potencial de criação de valor para a organização, levando-a a vantagem competitiva sustentável. O gestor da área de RH tem se tornado uma liderança de relevância nas organizações, posto que a área de RH oferece sustentação da estratégia organizacional. As agendas de pesquisa em processo decisório estratégico apontam a necessidade de estudos focados no decisor e em seus processos subjetivos. Dessa forma, o presente estudo tomou como objetivo analisar o processo decisório de gestores da área de RH sob a perspectiva da prática reflexiva, apresentada por Schön (1983). Assim, os objetivos foram: a) identificar situações que desencadeiam processos decisórios estratégicos na área de gestão de RH; b) caracterizar as decisões estratégicas de gestores da área de RH; c) analisar elementos da prática reflexiva no processo decisório estratégico de gestores da área de RH. Para viabilização da pesquisa adotou-se o método de Estudo Qualitativo Básico, realizado com cinco gestores da área de RH de empresas brasileiras, as quais são destaque nas suas referidas áreas de atuação. Os cinco participantes apresentaram decisões consideradas estratégicas, as quais revelaram influência de diversos stakeholders, evidenciando uma transformação da área de RH, a qual passa a atuar de forma estratégica e criando valor para a organização. Essas decisões tiveram início com necessidades e demandas rotineiras do gestor da área de RH. Para a resolução dos problemas que se apresentavam os gestores fizeram uso de seu repertório de conhecimento, mas em todos os casos precisaram buscar novos conhecimentos, iniciando a prática reflexiva. A prática reflexiva manifestou-se por meio do uso da reflexão sobre a ação e da reflexão-na-ação, sendo comum o compartilhamento de informações com a equipe de trabalho. A compreensão do processo decisório estratégico a partir da perspectiva da prática reflexiva permite inferir que a reflexão no presente da ação apresenta-se como um possível ponto de equilíbrio em que o profissional pode atender a demanda de ação e de reflexão na sua prática profissional, preenchendo a lacuna entre reflexão e ação apontada pela literatura.

 

Palavras-chaves: Decisão Estratégica; Processo Decisório, Prática Reflexiva; Recursos Humanos.

Os Desafios Mercadológicos e de Posicionamento dos Vinhos Orgânicos Brasileiros

Periódico
Paulo Hayashi Junior; Gustavo Abib; Maria Marlene Bourscheid
Revista Cesumar, v. 18, n. 1 (2013)

A inserção de novos produtos é sempre uma preocupação para as empresas. Todavia, o posicionamento diferenciado em termos de produto e mercado é visto como uma maneira propícia à sobrevivência e ao próprio sucesso da organização. O presente trabalho procura compreender o posicionamento estratégico de dois vinhos orgânicos nacionais, bem como a percepção e o comportamento do consumo dos clientes. O método qualitativo é utilizado, permitindo aprofundamentos sobre o fenômeno. Vinho orgânico, ainda que seja novidade no mercado, tem um longo caminho ainda a ser percorrido. A educação dos clientes e a maior conscientização e percepção sobre seus benefícios superiores em relação ao vinho convencional são apenas alguns dos desafios.

Palavras-chave/ Key words: Vinho Orgânico; Vinho Convencional; Posicionamento Es-tratégico; Comportamento do Consumidor

Organizational sacralization and discursive use of corporate mission statements

Periódico
Fabio Vizeu, Queila Regina Souza Matitz
BAR. Brazilian Administration Review, vol.10 no.2 Rio de Janeiro Apr./June 2013

The religious origin of organizational behavior is not easy to recognize, nor are the implications of the Christian heritage of concepts and ideas as applied to organizations. This paper seeks to remedy this by investigating the theological roots of the mission concept. Our central argument is that corporate mission statements are sometimes used as manipulative communicative tools which seek organizational legitimacy through the rhetorical inclusion of secularized Christian values. We find in Koselleck’s (1985) Conceptual History theoretical arguments by which to evaluate the bridge between theological and corporate concepts of mission. Then, we discuss mission as a theological concept, showing how it developed in modern societies and how its discursive use in business can be evaluated. With an analysis based on Habermas’ (1985) work, we conclude that, as a communicative tool, a corporate mission statement helps organizations manipulate meanings about their purposes and legitimacy in Christianity-based societies. This process reveals how the mission concept contributes to increase organizational sacralization and represents a powerful tool for improving a corporation’s social image and as a consequence may induce social consent.

Palavras-chave/ Key words

corporate mission statement; organizational sacralization; corporate image; discursive use of corporate mission.

Observação participante em estudos de administração da informação no Brasil

Periódico
Gustavo Abib; Norberto Hoppen; Paulo Hayashi Junior
RAE - Revista de Administração de Empresas, vol.53 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2013

Dado o impacto causado pelo uso das tecnologias da informação e de comunicação nas organizações, no seu ambiente econômico e social, verifica-se um incremento no estudo dos fenômenos de caráter social. Entre os métodos de pesquisa que permitem estudar esses fenômenos em profundidade, destaca-se a observação participante. Ela faculta ao pesquisador obter informações sobre o campo como insider, permitindo uma visão dos detalhes e da sequência dos eventos observados. Como o uso da observação participante nos estudos da área de Administração da Informação (AI) no Brasil ainda é incipiente, este artigo apresenta elementos essenciais do método, seus principais benefícios, suas dificuldades e desafios enfrentados para a sua adoção. Foram analisados, para tanto, estudos empíricos de AI que adotaram a observação participante e uma experiência vivenciada em pesquisa com 12 meses no campo, discutindo as lições apreendidas e apresentando sugestões para fomentar a adoção da observação participante em pesquisas de AI.

Palavras-chave/ Key words: Observação participante, metodologia, administração da informação, avaliação, adoção.

Lógicas institucionais no estudo da estratégia como prática: uma proposta de relação entre conceito e abordagem.

Congresso / Eventos
BONFIM, L. R. C. ; ABIB, G. ; GONÇALVES, S. A.
8th Iberoamerican Academy Conference, 2013, São Paulo. 8th Iberoamerican Academy Conference, 2013. v. 8. p. 1-30.

Human Resource Managers: An Analysus of their Decisions-Making Process.

Congresso / Eventos
WALGER, C. S.; ROGLIO, K. D.
International Academy of Management and Business, 2013, Lisboa. Annals of the International Academy of Management and Business, 2013.

História de Vida: uma Possibilidade Metodológica De Pesquisar os Aspectos Subjetivos no Processo de Tomada de Decisão

Congresso / Eventos
MACCALI, N. ; MINGHINI, L. ; WALGER, C. S. ; ROGLIO, K. D.
XXXVII Enanpad, 2013, Rio de Janeiro. Enanpad, 2013, 2013. v. 1. p. 1-16.

Considerações institucionalistas ao processo decisório em cooperativas: insights a partir da adoção da prática de governança corporativa na Cooperativa Veiling Holambra.

Congresso / Eventos
TEIXEIRA, M. G. ; ROGLIO, K. D.
51 Congresso da SOBER, 2013, Belem. Anais do 51 Congresso da SOBER, 2013.

Cognição da Decisão em Top Management Teams

Congresso / Eventos
RAMOS, S. C. ; ROGLIO, K. D. .
XXXVII EnANPAD, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXVII EnANPAD, 2013

Transforming Human Resource in Strategy: How to Delegate Responsibilities and Assess Accomplishments While Maintaining Friendships

Periódico
Paulo Hayashi Junior, Gustavo Abib, Maria Marlene Bourscheid
Tourism and Management Studies International Conference Algarve
 Uma das grandes dificuldades para o gestor é ter pessoas que trabalhem com afinco e zelo de formaa obter os resultados esperados e, até de certa forma, com superação. Das teorias organizacionaispodem-se destacar as teorias X e Y de Douglas McGregor como relevantes para esta transformaçãoestratégica dos recursos humanos. A transição de X para Y, ou seja, de uma postura de trabalhadorque não gosta do trabalho e nem de responsabilidade para uma postura madura, criativa eparticipativa deve ser realizada em um processo contínuo, sendo a postura do próprio gestordecisiva para o alcance dos resultados. A pesquisa é qualitativa envolvendo 26 alunos do curso degestão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSUL). Os resultados obtidos demonstram anecessidade de se evitar grosseiras e rudezas no trato com as pessoas, procurando o diálogo e aconstrução de um relacionamento do tipo “ganha-ganha”.

Palavras-chave/ Key words

Douglas McGregor, Teoria X, Teoria Y, Desenvolvimento Humano, Evolução

O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas

Periódico
Gustavo Abib, Paulo Hayashi Junior, Márcia May Gomel, Marcos Wagner Fonseca
REGEPE -Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Este estudo tem como objetivo primário analisar e descrever as relações estratégicas de produção e de mercado de empresas que estão ainda em processo de incubação e aquelas graduadas e a adequação das incubadoras como instrumento de alavancagem de desenvolvimento empresarial. A metodologia utilizada é a do estudo multi-casos com 36 empresas localizadas em quatro incubadoras no Estado do Paraná. Foram entrevistados os empreendedores de empresas incubadas e graduadas, bem como gestores responsáveis pelas incubadoras. Os principais resultados encontrados são: a) foco estritamente no desenvolvimento de novos produtos pelas empresas incubadas; b) falta de alinhamento com o mercado em geral resultando num retorno de muitas empresas para uma segunda reincubação e c) ineficiência na aplicação dos fomentos recebidos Parte deste problema está refletido nas deficiências das políticas de admissão e na falta de mecanismos que auxiliem na construção de comprometimento entre as empresas e os recursos de fundos perdidos, assim como as graduadas e as incubadoras industriais.

 

Palavras-chave/ Key words

empreendedorismo, incubadoras tecnológicas, alinhamento estratégico.

Construção e uso de conceitos em estudos organizacionais: por uma perspectiva social e histórica

Periódico
Queila Regina Souza Matitz; Fabio Vizeu
Revista de Administração Pública , vol.46 no.2 Rio de Janeiro Mar./Apr. 2012

O objetivo central deste trabalho consiste em discutir o problema da definição conceitual no campo de estudos organizacionais das perspectivas social e histórica. Para tanto, partimos de reflexões mais abrangentes a respeito do ato de conceituar no fazer científico, passando pelo estudo da formação do léxico especializado, da sociologia da linguagem e pela descrição de aspectos referentes à historicidade dos conceitos. Assim, o conceito é considerado, ao mesmo tempo, um fenômeno socialmente referente e historicamente (re)construído, capaz de revelar diferentes estruturas sociais e sua relação com o léxico de significações que se constitui ao longo do tempo. Para dar força a nossos argumentos, discutimos exemplarmente o conceito de organização, tal qual foi constituído social e historicamente pelos sociólogos norte-americanos fundadores da área denominada “teoria das organizações”. Nas considerações finais, apontamos problemas práticos que envolvem a maneira como os pesquisadores organizacionais definem os conceitos que articulam a prática científica no campo.

Palavras-chave/ Key words

historicidade dos conceitos; prática científica; estudos organizacionais; conceito de organização.

A Influência do Hibridismo de Lógicas Institucionais no Processo Decisório de Prática de Governança Corporativa: o caso cooperativa Veiling Holambra.

Tese / Dissertação
Maísa Gomide Teixeira, Karina de Déa Roglio.
Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2012.

Resumo:

O pressuposto que origina a investigação é este: há relação entre as lógicas institucionais de campo organizacional e as decisões tomadas na adoção de práticas das organizações. Ainda assim, esta relação permanece nebulosa, quando se versam contextos institucionais híbridos. Em razão do hibridismo de lógicas institucionais, múltiplas orientações permeiam a tomada de decisão organizacional, até mesmo deflagrando conflitos e tensões no processo em que as escolhas se realizam. Portanto, este estudo visa analisar o modo como o hibridismo de lógicas institucionais influencia o processo decisório de uma organização cooperativa. Focaliza-se o processo decisório de adoção da prática de governança corporativa, por ser elemento representativo da reestruturação pela qual as organizações cooperativas estão passando. Desta forma, começa-se por realizar uma revisão da literatura do campo de processo decisório; observa-se que as principais críticas potenciam a importância de uma concepção contextualizada de racionalidade, para que os processos de decisão das organizações não sejam abarcados pelos pesquisadores como fenômenos desumanizados, imunes de características históricas e político-sociais. Propõe-se que a compreensão mais ponderada dos processos decisórios com a abordagem de lógica institucional pode ser uma forma de transpor a mera consideração dos aspectos cognitivos, chamando atenção para que se apreciem os elementos socioculturais que influenciam o processo decisório, ponderadas as múltiplas racionalidades. Em sequência, versam-se as principais formulações de mudança organizacional e institucional, de modo que bem se situe a concepção das lógicas institucionais. A mudança implicada nos processos da lógica institucional não caracteriza movimento unicamente exógeno, como também não representa apenas uma tendência endógena, mas coevolucionária. Movimentos sociais, apoiados em lógicas institucionais, são os articuladores das pressões por mudança. Posteriormente, apresenta-se a abordagem de lógicas institucionais, alegando que, entre as perspectivas existentes, o hibridismo de lógicas é reforçado, para melhor se conceberem as vantagens analíticas da proposta da lógica institucional. Por fim, expõem-se os argumentos que apoiam a opção de utilizar a organização cooperativa como objeto de aplicação empírica. A natureza híbrida desse tipo de organização e as mudanças que estariam ocorrendo no campo são enfatizadas. Mediante o método de estudo de caso qualitativo, esteado na abordagem de história oral, analisam-se os dados colhidos em documentos, entrevistas e na observação não participante. Foi possível perceber, no decorrer dos anos, que a versão da realidade, mais condizente com aspectos de lógica de corporação e mercado, emergiu das decisões da organização. Mesmo assim, a natureza híbrida da cooperativa se manifesta duradoura, por apresentar, nos episódios decisórios, a forma de princípios históricos e tradicionais de democracia, igualdade e participação, entrelaçados com metas administrativas de crescimento e aumento de eficiência e efetividade. A análise do processo decisório, na adoção da prática de governança corporativa, revela que a estrutura vem sendo praticada na organização, fundindo-se com a prática cooperativista. Em virtude do hibridismo das lógicas institucionais, fica robustecida a hipótese de que a adoção da estrutura, com separação da propriedade e controle e de mecanismos de governança corporativa, vai dar-se com a preservação dos elementos históricos e identitários do movimento cooperativista. Ademais, a investigação das dinâmicas do processo decisório permite inferir que o conselho administrativo, baseando-se na fonte de legitimidade da lógica de Estado, ratificou a prática de governança que corporifica a lógica de mercado. Neste caso, a fusão da lógica de Estado com a lógica do mercado no processo decisório resulta em prática híbrida, porquanto se preserva a democracia e a participação da sociedade no processo decisório, enquanto o controle e a formalização na cooperativa são alavancados.

 

Palavras-: Processo decisório. Lógicas institucionais. Hibridismo. Cooperativa

Agropecuária. Governança Corporativa

Alinhamento Estratégico; estratégia enquanto prática

Periódico
Gustavo Abib, Norberto Hoppen, Eduardo Henrique Rigoni
RESI - Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 11, n. 1, 2012.

Muitos estudos sobre alinhamento estratégico buscam testar modelos e mensurar sua efetividade e seu impacto nas organizações. Falham, porém, em compreender como o alinhamento é estabelecido e como a dimensão social – um conjunto formado pela estrutura organizacional e por atores, seus relacionamentos e suas práxis – faz parte desse processo. Este estudo, que adotou uma revisão da literatura do tipo escopo como metodologia, visa analisar, sob a óptica da estratégia enquanto prática, a dimensão social no processo de alinhamento estratégico, com o propósito de obter uma agenda de pesquisa para o campo. Para tanto, a partir de uma revisão sistemática e crítica da literatura relevante sobre o tema, este ensaio tece proposições de pesquisa. Espera-se que estas proposições, uma vez concretizadas em pesquisas empíricas, contribuam para o aprofundamento da compreensão teórica e prática da dimensão social no processo de alinhamento estratégico.

Palavras-chave/ Key words

Alinhamento estratégico; dimensão social; estratégia enquanto prática

Reflexões Iniciais Sobre Comunicação Organizacional na Abordagem da Estratégia Como Prática Social

Periódico
Natália Rese; Adriana Machado Casali; Diego Iturriet Dias Canhada
Revista Eletrônica Gestão e Sociedade V. 5, N. 10 • P. 42-56 JANEIRO/ABRIL 2011

O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a comunicação organizacional na abordagem da estratégia comoprática social. Tal ponderação baseia-se nas contribuições da Escola de Montreal, a qual apresenta umacompreensão específica da comunicação como constitutiva das organizações. Neste ensaio teórico explora-se ainterface entre os dois temas propostos – estratégia como prática e comunicação organizacional – evidenciandoalguns estudos que já esquadrinharam esta relação. Apresentam-se inicialmente as questões fundamentais sobre aabordagem da estratégia como prática. A seguir, são tecidas considerações sobre a comunicação nas práticasestratégicas e percebe-se que esta pode ser compreendida como uma forma de entender a prática estratégica; umaaproximação metodológica do processo e; uma metáfora do mesmo. Deste modo, apresenta-se o processoestratégico como uma construção organizacional pautada em ações e práticas comunicacionais e discursivas.

Palavras-chave/ Key words

Comunicação organizacional; Estratégia como prática; Práticas comunicacionais e discursivas.

O Conceito Desempenho em Estudos Organizacionais e Estratégia: um Modelo de Análise Multidimensional

Periódico
Queila Regina Souza Matitz; Sergio Bulgacov
RAC. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, art. 2, p. 580-607, 2011.

O presente trabalho propõe um Modelo Multidimensional de Análise do Conceito Desempenho Organizacional, desenvolvido com base em modelos anteriores e utilizado para a realização de análise de conteúdo comparativa, categorial, transnacional, longitudinal, descritivo-quantitativa e inferencial-qualitativa de pesquisas empíricas brasileiras e estrangeiras das áreas de estudos de organizações e de estratégia, publicadas entre 2005 e 2007. Conclui-se que o novo modelo ajustou-se à análise de pesquisas empíricas, além de ampliar modelos anteriores em termos de exaustividade e exclusividade das categorias de análise. Em particular, o novo modelo constitui um avanço ao incluir categorias de análise relacionadas aos padrões de atribuição e de interação causal. A análise comparativa das pesquisas brasileiras e estrangeiras revelou o seguinte: (a) preferência pelo uso de indicadores unidimensionais de desempenho, das áreas econômico-financeiro-mercadológica e a partir de perspectiva teórica racional; (b) preferência pelo uso de dados objetivos secundários do nível de análise organizacional e perspectiva temporal estática não-cumulativa comparativa retrospectiva; e (c) preferência por desenhos de pesquisa que pressupõem relações multilineares diretas e horizontais, em que o desempenho funciona como variável dependente

Palavras-chave/ Key words

análise de conteúdo, desempenho organizacional, estratégia, estudos organizacionais, modelo multidimensional de análise

Implementação de Estratégias: Barreiras e Facilitadores Evidenciados na Literatura Brasileira Especializada.

Periódico
Diego Iturriet Dias Canhada; Natália Rese
Future Studies Research Journal, v. 3, n. 1, pp. 38 - 58, Jan./Jul. 2011

Nesse artigo busca-se reunir as evidências empíricas das principaisbarreiras e facilitadores da implementação de diferentes estratégias nasorganizações no Brasil. Trata-se de um ensaio teórico que parte dacorrente de estudos que concebe a estratégia como uma prática social,com conclusões baseadas em pesquisas nas principais publicaçõesbrasileiras de 2000 a 2007. A intenção é de responder simultaneamentea três questões colocadas pelos estudiosos de estratégia no Brasil: apublicação de estudos teóricos tem diminuído consideravelmente nosencontros especializados em nosso país, podendo cair em um empirismosem grandes reflexões teóricas; a área possui posição colonizada frenteaos estudos anglo-saxônicos e; há uma carência de estudos sobre osprocessos de implementação de estratégias, já que o foco de pesquisas éem relação a formulação de estratégias. Não se descarta reflexões econsultas a literatura internacional nesse estudo, em especial nos aportesteóricos da estratégia como prática, mas busca-se reunir conhecimentonacional que ilustre a realidade das organizações brasileiras sobre oassunto. No artigo conclui-se que alguns fatores que facilitam a efetivaimplementação de estratégias podem se constituir em barreiras,dependendo como a estratégia é realizada pelos indivíduos e grupos emconstante interação nas organizações.

Palavras-chave/ Key words

Implementação de estratégia. Estratégia como prática.Estratégia no Brasil

A Influência do Processo Estratégico nas Mudanças Referentes ao Conteúdo Estratégico em Três Agroindústrias Paranaenses

Tese / Dissertação
Nicole Maccali, Karina de Déa Roglio.
Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011

Resumo:

O objetivo dessa dissertação é compreender de que forma o processo estratégico e as relações entre seus fatores influenciam nas mudanças referentes ao conteúdo estratégico de três agroindústrias paranaenses: Cooperativa Agroindustrial Lar, Moinho Iguaçu – Sabor Sul e Infasa Indústria de Farinhas S.A. O estudo justifica-se pela contribuição que pode oferecer para o avanço do conhecimento no campo da estratégia, em específico conteúdo e processo estratégico, sendo este um tema ainda pouco explorado pela literatura. A pesquisa foi desenvolvida à luz da Teoria Contingencial e partiu do modelo teórico proposto por Bulgacov (2009), em que as organizações se constituem de relações que se instituem no tempo e no espaço, com características e qualidades únicas, formando assim um processo estratégico para sua realidade organizacional. Neste estudo, o processo estratégico refere-se à “forma como as estratégias são eficientemente elaboradas, validadas e implementadas nas empresas, por meio da gerência, em que se visa à utilização eficiente do processo administrativo para elaborar e implementar boas estratégias” (CHAKRAVARTHY e DOZ, 1992); e o conteúdo estratégico como a “quais produtos e tecnologias a empresa irá desenvolver, onde e para quem os produtos serão vendidos e como a empresa obterá vantagem sobre os concorrentes” (ANSOFF, 1991, p. 96). O estudo de casos realizado tem natureza qualitativa descritiva, corte transversal com avaliação longitudinal, usou análise de conteúdo para analisar os dados obtidos por meio de entrevistas e documentos. Os dados mostraram que as três agroindústrias pesquisadas apresentam posicionamentos estratégicos semelhantes, todas estão investindo em agroindustrialização de seus produtos com o objetivo de agregar mais valor a sua produção primária, além de diversificar o negócio. No que tange ao produto, as escolhas tem seguido três principais estratégias: escala (produtos commodities), diferenciação e produtos com valor agregado (industrializados) e com isso atingindo novos mercados. Percebeu-se também que as agroindústrias são influenciadas pelo perfil dos seus gestores, evidenciado principalmente nas duas organizações que tiveram troca por gestores com nível de escolaridade e especialização inferior, sendo a profissionalização um dos grandes influenciadores da estratégia das organizações pesquisadas. Desse modo, concluiu-se que dentre os fatores do processo estratégico abordados pelo modelo, existe uma convergência nas agroindústrias pesquisadas daqueles que mais influenciam ou influenciaram nas escolhas referentes ao conteúdo estratégico ao longo da história das organizações.

 

Palavras-chaves: Conteúdo estratégico; Processo estratégico; Fatores do processo estratégico; Estratégia.

Enhancing the decision-making process: unintended consequences as source of learning.

Congresso / Eventos
Martins, L. C. ; ROGLIO, K. D. ; CORSO, J. M. .
2010 Annual Meeting of the Academy of Management, 2010, Montreal, Canadá. Annals of the 2010 Annual Meeting of the Academy of Management, 2010.

Competências relevantes para a efetividade do processo decisório em defesa aérea

Periódico
Lucia Helena Martins Silva; Karina De DeaRoglio; Wesley Vieira Silva
RAP - Revista de Administração Pública, vol.44 no.2 Rio de Janeiro Mar./Apr. 2010

Este artigo investiga o impacto das competências consideradas essenciais para o desempenho das atividades de defesa aérea sobre a efetividade do processo decisório. Como principais referenciais teóricos, foram utilizados os estudos de Simon (1970; 1987) sobre o processo decisório e o modelo de competências por setor de Gramigna (2002). Na pesquisa de campo, utilizou-se a triangulação de dados: entrevistas, análise documental, observações e questionário, por meio do qual levantou-se a percepção dos profissionais que desempenham as funções em estudo. Os dados foram analisados através de análise fatorial exploratória e análise de regressão linear múltipla. Os resultados da pesquisa realizada para este artigo contribuem para o estabelecimento de programas voltados ao desenvolvimento de competências individuais específicas, com impacto direto nas competências essenciais da organização. Os achados deste artigo servem também aos gestores militares como subsídio para decisões relativas à alocação de pessoal e formação de equipes, visando distribuir de forma mais racional os indivíduos, aliando suas competências aos interesses organizacionais, tal seja, alinhando as práticas de gestão de pessoas à estratégia organizacional.

Palavras-chave/ Key words

Organização militar; processo decisório; competências.

A qualidade da informação para a tomada de decisão sob a perspectiva do sensemaking: uma ampliação do campo

Periódico
Gustavo Abib
Ciência da Informação, vol.39, n.3, pp.73-82, 2010.

Este ensaio teórico busca, sob a ótica do sensemaking proposto por Weick (1995), analisar a qualidade da informação no processo decisório organizacional, sugerindo uma proposta para ampliar as técnicas utilizadas para mensurar a qualidade da informação. Para tanto, conceitua informação e processo decisório; aborda os conceitos do sensemaking e discute as dimensões da mensuração da qualidade da informação – apresentando os relacionamentos entre estas dimensões e as propriedades do sensemaking propostas por Weick. Finalmente, o ensaio sugere-se uma agenda baseada na abordagem proposta para utilização em pesquisas empíricas e para a análise em profundidade da aplicação deste relacionamento.

Palavras-chave/ Key words: Qualidade da informação; Tomada de decisão; Sensemaking

A análise de narrativas como metodologia possível para os estudos organizacionais sob a perspectiva da estratégia como prática

Congresso / Eventos
RESE, Natália; MONTENEGRO, L. M. ; BULGACOV, S. ; BULGACOV, Y. L. M.
Encontro de Estudos Organizacionais, EnEO, 2010, Florianópolis/SC. Anais do VI EnEO, 2010.

Executive MBA Programs: The Development of the Reflective Executive

Periódico
Karina De Déa Roglio;Gregory Light
Academy of Management Learning & Education (2009)

We study the theoretical structure of reflective executive development within the context of executive MBA programs, drawing upon the theoretical perspectives of the reflective practitioner (Schön, 1983); the reflective executive (Roglio, 2006; Roglio, Light, & Coelho, 2006); and reflective executive development (Gosling &Mintzberg, 2003; Bennis & O’Toole, 2005) to construct a conceptual framework for describing the key features of executive education. We also draw upon an empirical study of 20 executives taking an executive MBA program at an elite management school ranked among the top 5 in the world to further develop a theoretical framework of reflective executive realization. The fieldwork is based on semistructured interviews and observations. Data is analyzed from a phenomenological perspective. Our findings suggest that the key elements for the development of reflective practice in executive MBA programs are adult learning principles, the role of the instructor, instructional strategies, collective learning, and curriculum design.

Palavras-chave/ Key words

Master of Business Administration Degree; Executives Education; Business Education; Management; Executives Training of; Business Schools

Contribuições da “estratégia como prática” ao pensamento em estratégia

Periódico
Diego Iturriet Dias Canhada; Natália Rese
REBRAE - Revista Brasileira de Estratégia, v.2, n.3, 2009

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma resumida história do pensamento em estratégia, incorporandoas contribuições teóricas da estratégia como prática social. Para isso, apresenta algumas discussões centrais que marcam e constituem o campo de conhecimento e de práticas em estratégia, a partir de uma pesquisa bibliográfica, de cunho teórico-interpretativo. Assim, o artigo é organizado em cinco partes: a introdução; as considerações metodológicas; a caracterização da estratégia como um campo de estudos ede práticas; a discussão das diferentes abordagens teóricas que se constituíram historicamente no campo; a apresentação da abordagem da estratégia como prática; e, finalmente, as considerações finais. Dentro desse escopo, parte-se das contribuições dos teóricos clássicos até essa perspectiva contemporânea. Apresentam-se as ideias centrais de cada abordagem teórica, discutindo-as criticamente. O trabalho organiza esse campo de conhecimento, já que os principais estudos que mapeiam a área ainda não incorporarmos desenvolvimentos recentes da estratégia como prática. O artigo discute as principais concepções dessa abordagem a partir de uma orientação epistemológica interpretativa e social construtivista. Entende-se que além de essa corrente ser fruto da recente virada prática na teoria social, incorpora contribuições deoutras escolas do pensamento. O artigo é concluído com a ideia de que a abordagem da estratégia comoprática apresenta-se como uma perspectiva de análise que, muito antes de sobrepujar qualquer outra abordagem teórica, as incorpora no estudo que toma por base o fenômeno em si, a prática em uso.

Palavras-chave/ Key words

História da estratégia. Estratégia como prática. Pensamento em estratégia

A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos

Periódico
Karina De Déa Roglio, Christianne Coelho de S. Reinisch Coelho
Revista E & G. Economia e Gestão, v. 9, n. 19 (2009)

Neste artigo, investiga-se a atuação do professor no desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas em situações inesperadas, complexas e incertas com as quais se defrontam na sua prática profissional. Após identificar elementos críticos na atuação do professor no referencial teórico, buscou-se confirmá-los por meio de uma pesquisa qualitativa em um programa de MBA Executivo. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas com vinte executivos matriculados em um programa de MBA Executivo nos Estados Unidos. O desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas foi estimulado pelos professores com o uso combinado dos seguintes elementos: (1) aplicação dos princípios da aprendizagem vivencial e da andragogia, que propiciaram um equilíbrio entre o rigor científico e a relevância prática, entre ação e reflexão; (2) características de profissional reflexivo; (3) uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem; (4) estímulo ao compartilhamento de experiências.

Palavras-chave/ Key words

Educação executiva; Atuação do professor; Executivos efetivos.

Estratégia como prática social: reflexões sobre o papel da comunicação organizacional.

Congresso / Eventos
RESE, Natália; CANHADA, Diego Iturriet Dias ; CASALI, Adriana Machado .
EnEO - Encontro de Estudos Organizacionais, 2008, Belo Horizonte. Anais do Encontro de Estudos Organizacionais, 2008.

Comunicação Organizacional e Processo Decisório em Cooperativa

Periódico
André Luis Marra do Amorim, Gustavo Abib, Sergio Bulgacov
RESI - Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 7, n. 2 , 2008

A literatura sugere que os fundamentos acadêmicos sobre a comunicação organizacional são essencialmente instrumentais e que não existe um modelo de análise validado que permita uma outra dimensão de análise. Com o propósito de ampliar a compreensão sobre diferentes aspectos da comunicação e como estes afetam o processo de tomada de decisão no processo estratégico esta pesquisa teve como base teórica a estratégia enquanto prática social. A metodologia qualitativa foi adotada para o estudo das comunicações em uma cooperativa junto a seus participantes internos e cooperados. A pesquisa com delineamento exploratório e corte transversal de análise abrangeu um processo decisório estratégico como objeto de investigação. Os resultados demonstraram que a comunicação organizacional esteve presente de forma diferenciada nas diferentes fases da decisão e influenciou a seu modo os resultados do processo decisório avaliado. A partir dessa constatação, o presente artigo procurou sugerir uma modelagem síntese de análise que abordasse questões relacionadas à comunicação organizacional para futuras investigações, originando uma ponte que permitisse ligá-la, de modo mais complexo, aos diferentes conceitos da área de Administração.

 

Palavras-chave/ Key words

Comunicação; Processo decisório; Estratégia; Cooperativas.

Ambiente e estratégia: valores subjacentes aos relatórios de sustentabilidade apresentados por bancos comerciais.

Congresso / Eventos
RESE, Natália; CANHADA, Diego Iturriet Dias .
EnEO - Encontro de Estudos Organizacionais, 2008, Belo Horizonte. Anais do Encontro de Estudos Organizacionais, 2008

Competências relevantes para o processo decisório em defesa aérea.

Congresso / Eventos
ROGLIO, K. D.; SILVA, W. V. ; SILVA, L. H. M. .
I Encontro Nacional de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, 2007, Natal/RN. Anais do I Encontro Nacional de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, 2007.

Shared Experiences: its Importance to the Development of Executives? Reflective Practice.

Congresso / Eventos
ROGLIO, K. D.
ENANPAD, 2006, Salvador. Anais do ENANPAD, 2006.

Origem e utilização de informações em decisões organizacionais do setor metal-mecânico

Periódico
Gustavo Abib, Carlos Gabriel EggertBoehs, Pedro José Steiner Neto
Administração de Empresas em Revista, v. 4, n. 4 (2005)

Atualmente, a informação constitui um recurso estratégico na gestão das organizações e no processo decisório. Para tanto, as organizações estão preocupadas em estruturar, visando à manutenção de sua competitividade, sistemas de informação que proporcionem agilidade no acesso à informação, tanto em questões operacionais quanto ao apoio a atividades gerenciais. Por outro lado, a efetividade no uso desses sistemas pode ser questionada, quando se verifica que seus usuários não adotam integralmente seus recursos, buscando fontes de informações paralelas para o auxílio no processo decisório, tornando o sistemadesatualizado e ineficaz às pretensões estratégicas de gestão da informação. Esta pesquisa propõe verificar qual a relação entre o uso de sistemas formais e fonte alternativa de informação, no contexto de empresas do setor metal-mecânico brasileiro. Utilizou-se uma pesquisa de levantamento, com uma amostra de 174 empresas desse setor. Os resultadosdemonstram que mesmo em fases avançadas de informatização e em níveis hierárquicos mais elevados, bem como em organizações maiores, o uso de fontes alternativas aos sistemas formais de informação é significativo, questionando-se a eficiência dos sistemas de informação e da movimentação das organizações rumo à integração de seus sistemas.

Palavras-chave/ Key words

informação, processo decisório, sistemas de informação.

Translate »